Projeto de Extensão do CECULT participa do Festival VIVADANÇA
A décima edição do VIVADANÇA Festival Internacional realiza em parceria com o Instituto Adam Mickiewicz e com o Art. Stations Foundation, da Polônia, o Projeto Yanka Rudzka, que celebra e investiga a obra de uma das precursoras da dança contemporânea no Brasil. O projeto, que acontece em Salvador, Bahia, é uma das ações principais da décima edição do festival.
O projeto Yanka Rudzka, parte das atividades de promoção da cultura polonesa no Brasil, é realizado em diferentes etapas dando continuidade à iniciativa que começou em 2015, cuja missão consiste em investigar a obra criativa da coreógrafa. Em novembro do último ano, os artistas poloneses Joanna Leśnierowska, Janusz Orlik e Agnieszka Kryst vieram à Bahia e deram início a uma extensa pesquisa no recôncavo baiano, acompanhados do pesquisador Maciej Rożalski, professor da UFRB. A visita dos dançarinos no recôncavo foi organizado como projeto de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.
De volta à Bahia em abril de 2016, o grupo de artistas poloneses, agora acompanhados de Korina Kordova e Pawel Sakowicz, junta-se aos bailarinos baianos Anderson Danttas, Uandson Glauber, Sinha Guimarães, Jônatas Raine e Neemias Santana para uma criação coletiva inspirada no universo em Yanka Rudzka e seus posicionamentos artísticos. A estreia da coreografia original "Projekt Yanka Rudzka: ZACZYN" ("O Projeto Yanka Rudzka: SEMENTE") acontece no dia internacional da dança, 29 de abril, e também no dia 30, sempre às 20h, no Teatro Vila Velha. Parte do processo de criação foi realizado em Cachoeira - com ensaios na Fundação Hansen Bahia e encontros abertos à comunidade local na UFRB - e parte em Salvador, no Teatro Vila Velha.
O Projeto Yanka Rudzka conta ainda com o Seminário Yanka Rudzka, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, na Escola de Dança da UFBA, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e artistas para investigar o legado da coreógrafa para a dança no Brasil, celebrando também os 60 anos da Escola. Espetáculos de dança contemporânea da Polônia também apresentam-se no VIVADANÇA como parte do projeto.
A coreógrafa Yanka Rudzka (Polônia 1916 – Áustria 2008), que em 2016 completaria 100 anos, emigrou para o Brasil nos anos 50 e tornou-se uma das mais importantes personagens no cenário de dança que se formava no país. Em 1956 fundou em Salvador a primeira escola universitária de dança do país, e trouxe consigo uma visão estética pioneira, que unia elementos da dança expressionista a componentes da cultura e tradição local.
Sobre o VIVADANÇA
O VIVADANÇA Festival Internacional chega a sua décima edição reunindo, em 2016, espetáculos de 9 países e mais de 500 artistas. Com curadoria e direção geral de Cristina Castro, é um espaço que promove a diversidade, formação, mercado, intercâmbio e difusão, através de um conjunto de atividades que fortalece a cadeia produtiva e criativa da arte do movimento. Em uma década de existência, teve sua trajetória marcada por fatos importantes, como a criação da Mostra Casa Aberta, da Mostra HIP HOP em Movimento e do Prêmio VIVADANÇA. Em 2014, estreou a Mostra Baiana de Dança Contemporânea e, em 2015, a Rodada de Negócios, iniciativas que têm resultado também na profissionalização da classe artística e na circulação de espetáculos de dança baianos por outros estados. O VIVADANÇA já passou por Salvador, Camaçari, Belo Horizonte, Brasília em 2012 e Vitória em 2014.
Sobre o Art Stations Foundation
A Art Stations Foundation by Grażyna Kulczyk é realizadora de dois programas principais: o de exibição e o performativo. As atividades da Fundação abraçam novas e ousadas estratégias, convidando os curadores de instituições polonesas e estrangeiras a participarem da criação dos projetos das exposições. Cada uma delas é acompanhada por um rico programa educativo que inclui visitas guiadas, palestras e mostras dos filmes para várias faixas etárias: desde as oficinas para crianças, alunos e estudantes universitários, até os encontros de sêniores.
Serviço:
"Projekt Yanka Rudzka: ZACZYN" ("O Projeto Yanka Rudzka: SEMENTE")
Produção original de Janusz Orlik e Joanna Leśnierowska
29 e 30/04 - às 20 horas
Teatro Vila Velha
Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público
Salvador – BA
Sławomir Krawczyński, Anna Godowska, Tomasz Wygoda: "Niżyński. Święto snów" ("Nijinski. A sagração dos sonhos")
27/04, às 19 horas –
Teatro Gregório de Mattos
Agata Maszkiewicz "Polska" ("A Polônia"), Agata Siniarska "Śmierć 24 klatki na sekundę" ("A morte 24 quadros por segundo")
28/04, às 19 horas
Teatro ICBA
Maciej Kuźmiński "Różnica i powtórzenie" ("A diferença e a repetição")
30/04, às 19 horas
Espaço Cultural Barroquinha
Seminário Yanka Rudzka: Entre traços da história e vestígios da memória
28 e 29 de abril das 9h às 12h
Teatro do Movimento | Escola de Dança da UFBA
Endereço: Av. Adhemar de Barros, S/N - Campus de Ondina
Coordenação: Maciej Rozalski (CECULT UFRB)
Participantes: Lia Robatto, Dulce Aquino, Marta Saback, Anna Królica, Carmen Paternostro, Beth Rangel, Maria Claudia Alves Guimarães, Lucia Matos, Maciej Rozalski
Imagem: Imagem de divulgação do Vivadança Festival Internacional, apresentando o Seminário Yanka Rudzka - Entre traços e da história e vestígios da memória. O cartaz, ao fundo, apresenta majoritariamente tons de roxo e rosa, com traços que simulam pintura em azul e amarelo próximos às bordas laterais. Ao cento, há imagem em preto e branco da artista com roupa preta, olhando para o chão, com joelhos flexionados e ao fundo sua sombra é projetada na parede.