Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é Extensão?

A Extensão Universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e segmentos sociais, comunitários, com perspectiva educativa, informativa, crítica e transformadora enquanto espaço de formação, de produção de conhecimentos e de interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa. A Extensão se realiza por meio de conjunto de práticas educativo-pedagógicas, políticas, multi/interdisciplinares, acadêmicos-científicas, culturais e de inclusão social através de vivências que possibilitam o encontro entre saberes tradicionais com os conhecimentos científicos, de forma interativa, associando teoria e prática, no confronto com a realidade da diversidade de grupos e de práticas culturais.

A Extensão é também o lugar onde se busca a popularização da ciência para a construção de possíveis estratégias e caminhos de enfrentamento de problemas e questões sociais, tornando-os disponíveis para a sociedade. A proposta da Extensão na UFRB é dialógica, interativa e relaciona teoria à prática voltada para uma cidadania crítica, ativa, exercida como direito social e como respeito à diversidade cultural.

Atividades

As atividades extensionistas serão desenvolvidas na forma de Programa, Projeto, Curso, Evento, Prestação de Serviço e Consultoria, Publicações e outros Produtos Acadêmicos, inseridos em áreas temáticas estabelecidas pela Câmara de Extensão, em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária.

registrado em:
Fim do conteúdo da página