Ementário dos Componentes Curriculares
Componentes Curriculares Obrigatórios
Componente |
Ementa |
Concepções e Princípios da Educação do Campo |
Concepções de Educação na perspectiva histórico crítica. História e fundamentos político-pedagógicos da Educação do Campo. Legislação e as concepções e princípios da Educação do Campo. O Campo da Educação do Campo. Sujeitos da Educação do Campo. Escola do Campo. Educação e Desenvolvimento Agrário |
Pesquisa em Educação do Campo |
O que é ciência. Cultura científica e cultura popular. Economia política enquanto fundamento da matriz formadora das leituras de mundo. A descolonização do conhecimento. Pesquisa participante e pesquisa-ação. Metodologia da pesquisa científica e elaboração do trabalho científico. |
Elaboração de Produtos Tecnológicos inovadores em Educação do Campo |
Trabalho de Conclusão Final de Curso no Mestrado Profissional. Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Ciência, Técnica e Tecnologias: implicações, oportunidades e alternativas de inclusão. Tecnologias Sociais e Inovação na Educação do Campo. Elaboração de produtos e processos tecnológicos inovadores em Educação do Campo. |
Componentes Curriculares Optativos
Linha 1: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo.
Componente |
Ementa |
Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do campo |
Refletir sobre a forma pedagógica da escola: sua constituição histórica, contradições e possibilidades de transformação na realidade atual das escolas do campo. Estudos básicos: Organização escolar, trabalho pedagógico e as concepções de educação, situadas no mundo capitalista e suas contradições atuais. Referências conceituais e metodológicas básicas para um projeto de estudo/ação na escola: categorias teóricas de compreensão do desenho de escola socialmente construído. Categorias para análise da forma escolar instituída (escola capitalista) e categorias para pensar a escola na perspectiva da transformação social (escola socialista). Estudo específico sobre os complexos de ensino na teoria de Pistrak. |
Didática, Currículo e Avaliação nas Classes Multisseriadas |
A escola e a organização do ensino. O tempo-espaço e a lógica da homogeneidade versus heterogeneidade na escola. Aspectos históricos da formação das escolas multisseriadas. Políticas educacionais, modernização pedagógica e organização do trabalho docente nas classes multisseriadas nos séculos XX e XXI, no Brasil. Gestão escolar, currículo e organização do trabalho pedagógico no contexto das classes multisseriadas. Ensino e aprendizagem nas classes multisseriadas do campo: pistas para uma educação inclusiva. Elaboração de produtos e processos tecnológicos inovadores no contexto das escolas multisseriadas. |
Formação do Educador do Campo |
Formação de professores para a Educação do Campo: projetos sociais em disputa. Reflexões específicas sobre Educação Básica. Subjetividade, política e emancipação na formação do educador do campo. Formação de professores por áreas do conhecimento: desafios e possibilidades. Estética e Educação do Campo. |
Políticas públicas e as escolas do Campo |
Diretrizes Operacionais para Educação Básica do Campo. Gestão democrática. Diretrizes para a elaboração de um projeto político pedagógico da escola do campo. |
Fundamentos da Economia Política |
Reflexão sobre os fundamentos da produção capitalista: a mercadoria e o seu fetiche, os processos de trabalho e de produção, a geração de mais valia, a divisão técnica e social do trabalho, a cooperação, a jornada de trabalho. Temáticas atuais da economia política. Contextualização teórica e histórica das possibilidades e limites da produção mercantil e capitalista. |
Tópicos Especiais em Educação do Campo I |
Conteúdos relacionados à Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo |
Linha 2: Agroecologia, Trabalho, Movimentos Sociais do Campo e Educação
Componente |
Ementa |
Trabalho e Educação do Campo |
O caráter histórico do trabalho. A dupla face do trabalho no capitalismo. O processo de constituição do trabalho coletivo e educação do trabalhador rural. Modernização do campo e qualificação profissional. Sujeição da agricultura familiar ao capital. A educação diante do desemprego e da precarização do trabalho no campo: informalidade, trabalho temporário, sazonalidade, trabalho desregulamentado, trabalho infantil. |
Educação e Movimentos Sociais do Campo |
Educação e luta de classes. As revoluções camponesas. As formas de resistência do trabalho na forma assalariada: o cartismo, o internacionalismo e a Comuna de Paris. A luta de classes no campo brasileiro: a República Cristã Guarani, Canudos e Contestado. A formação da classe trabalhadora brasileira. Os movimentos sociais no campo no Brasil e na América Latina. Os novos movimentos sociais e a educação. O terceiro setor e a Educação do Campo |
Educação do Campo, Cooperativismo e o Projeto Popular para a Agricultura Camponesa |
Consciência, emancipação e ideologias nas lutas populares; Condições históricas da pobreza no meio rural. Desigualdade social, biodiversidade e a degradação da natureza no âmbito das raízes na estrutura de propriedade e de produção no campo; Soberania alimentar, produção de alimentos de qualidade e desenvolvendo os mercados locais; Salvaguarda da diversidade sócio-cultural como fator de desenvolvimento |
Tópicos Especiais em Educação do Campo II |
Conteúdos relacionados à Linha de Pesquisa 2: Agroecologia, Trabalho, Movimentos Sociais do Campo e Educação |
Linha 3: Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo
Componente |
Ementa |
Culturas, Sujeitos, Contextos do Campo |
Os sujeitos históricos do campo brasileiro e seus contextos culturais e territoriais; Concepções de cultura (erudita, popular e de massa); Cultura, arte e sociedade; Territórios e identidades; A educação das relações étnico-raciais. Cultura negra e educação brasileira. |
Estudos feministas e a Educação do Campo |
Os sujeitos históricos do campo brasileiro e suas concepções de corpo, de gênero e de sexualidade. Estudos feministas e de gênero e suas proposições políticas e teórico-metodológicas para o campo da Educação e da Educação do Campo. O feminismo negro: concepções e princípios. Possibilidades de diálogo com os estudos raciais e com os estudos sobre sexualidade. |
Desenvolvimento territorial e conflitos sociais do campo |
Bases teóricas do desenvolvimento territorial; Elitização e exclusão social das ações formais de desenvolvimento; Conflitos sociais e a arte da mediação; Contrapartidas territoriais e ações estratégicas de desenvolvimento territorial em zonas rurais marginalizadas: inserção social nas operações de crédito rural, ações locais de ordenamento territorial e fundiário, condomínios de empregadores e formas cooperadas de organização do trabalho sazonal. Terra, poder e território. Regularização fundiária, áreas protegidas/gestão florestal e políticas públicas. Questão agrária, agroecologia e desenvolvimento territorial. |
Tópicos Especiais em Educação do Campo III |
Conteúdos relacionados à Linha de Pesquisa 3: Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo |
Redes Sociais