O Produto Final no âmbito do Mestrado Profissional
Considerando a natureza epistemológica dos Mestrandos Profissionais, o Trabalho de Conclusão Final do Curso (TCFC) deve procurar contribuir para a produção, apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos, com foco na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a resolução de situações e problemas concretos. O Art. 7, § 3º da Portaria Normativa CAPES n. 17, de 28 de dezembro de 2009, estabelece diferentes formatos para o Trabalho de Conclusão Final do Curso, tais como: dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística, sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso. Nesta perspectiva, o Mestrado Profissional em Educação do Campo tem procurado valorizar, desde a participação do candidato no processo seletivo, a apresentação de Trabalho de Conclusão Final do Curso que sinalizem para a solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação no âmbito da Educação do Campo.
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