REVISTA EXTENSÃO RECEBE QUALIS

Publicado: Quarta, 27 Novembro 2013 11:28
revistaproext

Com periodicidade semestral, a Revista Extensão, editada pela ProExt UFRB acaba de receber da Capes, o Qualis B5, confirmando a qualidade de seus conteúdos e seu compromisso de consolidar a indissociabilidade do conhecimento, por meio de ações extensionistas.

A Revista traz artigos científicos, resenhas, relatos de experiências entrevistas, validando o conhecimento tradicional associado ao científico. Em sua 5ª. Edição, sob a coordenação Giovana Carmo Temple e Robson dos Santos Oliveira, a Revista de Extensão vem tendo uma procura elevada para publicação de artigos.

Segundo a profª.drª Giovana Temple, coordenadora de Programas de Extensão da ProExt, a Revista Extensão, com seu primeiro volume publicado em junho de 2011, tem como objetivo divulgar as práticas, intervenções e resultados das ações e projetos de Extensão, desenvolvidas por meio de diferentes instituições, redes, extensionistas universitários. “Com chamada semestral para submissão de artigos científicos, resenhas e relatos de experiência, a Revista Extensão tem mantido uma média de 120 submissões a cada chamada”, informa.

A presente edição da Revista Extensão da UFRB reforça dois aspectos da correlação cada vez mais necessária da produção do conhecimento e sua expansão comunitária. Um primeiro aspecto é que o conjunto de artigos dá visibilidade pública sobre os processos, resultados e experiências desenvolvidas pela Instituição no campo extensionista, de forma sistemática, gratuita e de livre acesso na web. O segundo aspecto é que esse conjunto de artigos mostra a complexidade, no sentido da amplitude e interdiálogos, dos campos extensionistas: são campos abrangentes como da Arte e Cultura, Educação, Trabalho, Saúde, Meio Ambiente…

Robson dos Santos Oliveira, coordenador do Núcleo de Avaliação e Publicação,  informa que os critérios de seleção dos conteúdos envolve a originalidade e relevância do tema; aderência a um dos temas da Revista; organização formal do texto, sequência e encadeamento das informações, rigor metodológico do trabalho, estruturação formal do pensamento apresentado no conteúdo do artigo, com posicionamento original do autor e referenciação adequada aos trabalhos científicos considerados essenciais para a temática proposta.

“Não serão aprovados textos com longas citações sem um posicionamento concreto do autor, por exemplo,” complementa Oliveira. Ele acrescenta que ainda são observados a redação (ortografia, concordâncias nominais e verbais, links e completude dos parágrafos) e o rigor científico quanto às citações e referências a outros autores, bem como a normalização bibliográfica adotada pela revista. “Os trabalhos submetidos à revista são avaliados por pares, adotando para tanto o método de avaliação duplamente cega. A publicação considera unicamente trabalhos inéditos ou aqueles excepcionalmente considerados relevantes pelo conselho editorial”, finaliza Robson Oliveira.

5º volume da Revista Extensão está disponível para download no formato PDF ou em leitura on-line, através do ISSUU: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/index.php/edicao-atual