I Ciclo de Apresentação do PIBEX e PROEXT/MEC/SESU

Publicado: Terça, 10 Dezembro 2013 18:03

(alunos apresentaram seus posters em exposição)

O I Ciclo de Apresentação do PIBEX e PROEXT/MEC/SESU contou com a exposição dos resultados das experiências de extensão da UFRB em 2013. O evento reuniu estudantes bolsistas de todos os campi da UFRB, que apresentaram os trabalhos nos formatos Exposição de Pôster ou Comunicação Oral, com temas que tem como princípio norteador a inclusão social.

A UFRB desenvolve mais de 58 projetos de extensão no Recôncavo, Nordeste e Sul da Bahia, executados com recursos da UFRB ou captados por meio do edital PROEXT/MEC/SESU. Em 2013 a UFRB foi a segunda universidade da Brasil em captação de recursos para fomento à extensão. Para Giovana Temple, Coordenadora de Programas de Extensão, a quantidade de projetos selecionados pelo edital PROEXT/MEC/SESU e a institucionalização de apoio a eventos acadêmicos proposto por docentes, discentes e técnicos-administrativos representa um grande avanço da UFRB.

O Prof. Dr. Pedro Luiz Bernardo, Coordenador de Programas e Projetos da PROEXT/UFBA, marcou a sua presença no evento falando sobre a evolução do conceito de extensão ao longo de tempo, o que, na sua compreensão reflete a mudança da concepção de universidade. Defendeu a concepção dialógica entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento das comunidades, e apontou as dificuldades da aproximação entre eles, tendo como exemplo a experiência da UFBA.

Os objetivo dos projetos e programas são o contato dos estudantes com realidades concretas, a troca de saberes acadêmicos e populares, a contribuição para a implementação de políticas públicas e o estímulo ao desenvolvimento social.

Assunto(s): mec-sesu , edital