Transformação social através do cinema

Publicado: Quarta, 19 Março 2014 18:03

site 3

“A sétima arte enquanto ferramenta de trabalho, para uso dos educadores e seus alunos” - Andreia Mota, gestora do CineCabeça/PE, aponta para a possibilidade do uso da linguagem cinematográfica a serviço da educação. Na sua apresentação, no Seminário Cinema e Educação, em Cachoeira, na manhã de 19/03/2014, Andreia falou sobre sua experiência com cinema e educação, apresentando produtos, dados e relatos de vida que são resultados do projeto.  O CineCabeça introduz estudantes e suas famílias ao cinema, como entretenimento e ferramenta de estímulo à educação – através da exibição de filmes, realização de oficinas e produção de curtas. Os dados apresentados revelam que os estudantes que participam do projeto lêem e estudam mais do que os demais – “há uma mudança efetiva no desenvolvimento escolar”, conclui Andreia Mota. Nos relatos, estudantes que participaram do projeto contam como o contato com o cinema e o estudo ampliou as suas possibilidades de futuro.

“Fazer sentir e pensar antes de fotografar” é um dos objetivos das oficinas realizadas pelo projeto em cinema e educação, coordenado pela profª Adriana Fresquet (UFRJ/RJ), e, a partir do conhecido criar o novo. A profª Adriana sugere que os professores aprendem com a narrativa cinematográfica a ocultar o que se quer mostrar, como forma de atrair o interesse dos estudantes no conteúdo das aulas.  O projeto trabalha com estudantes da educação básica, surdos e pessoas com baixa visão. A teoria é passada a partir da visualização dos filmes – de forma prática sem termos específicos da área. Ambos os projetos trabalham com filmes nacionais.

Na mesa de abertura, Ana Rita Santiago, Pró-Reitora de extensão, falou da importância de fortalecer os cineclubes da UFRB. O vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia, falou do compromisso da UFRB na qualificação do ensino fundamental, e em todos os níveis da educação.