Aumenta a participação da comunidade acadêmica da UFRB no Edital Proext-Mec/SESu

Publicado: Terça, 15 Abril 2014 17:15

Proext-2015-MEC-SESU

Em 2013,  a UFRB encaminhou 17 propostas para concorrer ao Edital Proext Mec-Sesu 2014. Neste ano, o número de propostas encaminhadas ao MEC aumentou para 25.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Ana Rita Santiago, “a ampliação de participação significa aumento de recursos para a extensão universitária”. No edital Proext Mec-Sesu 2015, as instituições de ensino superior poderão concorrer ao financiamento de até R$ 100.000,00 por projeto, que deverá ter duração de um ano, e de até R$ 300.000,00 por programa, que deverá ter a duração de dois anos. Em 2013,  15 das 17 propostas enviadas pela UFRB foram contempladas pelo edital - totalizando R$1.400.000,00 em arrecadação para a extensão universitária.

O edital Proext-MEC/SESu é a principal fonte de fomento às ações de extensão. Abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que fortaleçam a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições de Ensino Superior.

Ana Rita Santiago conclui que “o aumento de submissão de propostas se deve ao fortalecimento das políticas de extensão, ao acompanhamento qualificado e continuado da Proext às atividades de extensão e aos extensionistas nos centros de ensino”. Nesse sentido, a coordenadora de Programas de Extensão, Giovana Temple, complementa: "o aumento da quantidade de propostas enviadas para seleção interna representa a importância dada às ações extensionistas  pela comunidade interna da UFRB, ao esforço contínuo da equipe da Proext em qualificar sua comunicação com a comunidade interna e em estabelecer metas e estratégias para viabilizar a execução dos Projetos e Programas de Extensão de nossa Instituição"

A UFRB desenvolve mais de 58 projetos de extensão no Recôncavo, Nordeste e Sul da Bahia, executados com recursos da UFRB ou captados por meio do edital PROEXT/MEC/SESU.

Confira os resultados da Proext em números

Assunto(s): mec-sesu , extensão , edital