Projeto de Extensão da UFRB é destaque no Japão

Publicado: Sexta, 29 Agosto 2014 14:26

UFRB no japao

O projeto de extensão Balaio de Gato mantém intercâmbio com a Escola de Educação Especial Hinagueshi, no Japão. No começo de agosto, o professor e coordenador do projeto, Jean Adriano Barros, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, foi convidado a apresentar conferência na cidade de Kanazawa sobre alternativas no trato com a capoeira, samba e maculelê para melhoria da mobilidade e das relações interpessoais de pessoas com deficiência. No mês de dezembro o professor japonês Sensei - Ikezaki Yuchi virá a UFRB observar as ações extensionistas do Programa Balaio de Gato.

Em Kanazawa foi promovido um encontro de Jean Barros com o prefeito e vereadores da cidade, que resultou numa minuta de proposta de intercâmbio entre estudantes japoneses e brasileiros da UFRB para o ano de 2015. “Divulgando a nossa universidade e apresentando as culturas populares brasileiras foi possível colaborar com estratégias metodológicas de inclusão que desenvolvemos aqui na UFRB”, informou Jean Barros. A UFRB expôs os avanços no campo da Educação Inclusiva através da Extensão Universitária que podem ser aplicados em outros contextos.

O Balaio de Gato incorpora práticas culturais do recôncavo baiano na formação de deficientes de quilombos e da zona rural do Vale do Jequiriça. O trabalho possibilita o desenvolvimento de metodologias de ensino para educação formal e o reconhecimento da diversidade como princípio catalizador da educação. Como consequência, amplia a participação social e o exercício da cidadania de pessoas com deficiência.