O Trem da Ciência no Recôncavo

Publicado: Quarta, 14 Outubro 2009 11:39

A UFRB vai ter Estações de Robótica, Fotografia, Recursos Naturais, Biodiesel e Florestais, Máquinas Agrícolas, Plantas Medicinais, Abelhas e Apicultura, e muito mais. Será uma semana de atividades intensas, de 21 a 23 de outubro.

A Universidade têm função estratégica na formação da Ciência e na sua divulgação a sociedade. Temas que possam esclarecer a sociedade sobre o papel fundamental da Ciência, enquanto geradora de conhecimento devem ser sempre que possíveis abordados nas instituições, tanto dentro da própria universidade, como ampliada à sociedade local.

Fomentar, apoiar e realizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia visa contribuir na formação profissional dos discentes, docentes de forma multidisciplinar, estimulando a sua participação ativa na construção do conhecimento em sua área de atuação, permitindo com que tanto o discente, como o docente e a comunidade participem da consolidação da Universidade, contribuindo no seu desenvolvimento regional e maior inserção e contribuição na sociedade, construindo e cumprindo a missão da Universidade que é o desenvolvimento local, regional e a formação cidadã.

A afirmação social da Ciência e da Tecnologia no mundo contemporâneo - sua importância estratégica nas estruturas política, econômica e cultural vigentes, recoloca em um novo patamar, a relação entre ciência, poder e sociedade.

Essa crescente inserção sócio-econômica da ciência supõe, por sua vez, a aceitação, pela sociedade, do caráter benéfico da atividade científica e de suas aplicações. Do mesmo modo, implica na rápida assimilação, na vida cotidiana dos indivíduos, dos artefatos técnico-científicos transformados em tecnologias, dada a velocidade com que vêm ocorrendo as inovações nesse campo. A própria sociedade amplia seu interesse e preocupação em melhor conhecer e também controlar o que se faz em ciência e o que dela resulta.

O Recôncavo da Bahia é a região localizada em torno da Baía de Todos os Santos, tem seu potencial alicerçado no petróleo e na agricultura, tendo como característica da região a agricultura familiar. O Recôncavo da Bahia guarda grande riqueza cultural e histórica, é uma das regiões que contribuíram no desenvolvimento econômico da Bahia, tem papel social decisivo no desenvolvimento do nosso país. Por tempos, distante da Ciência, mas gerando tecnologias sociais a serem contempladas e estudadas na forma de ciência e tecnologia.