Cinema e Educação em Amargosa

Publicado: Quinta, 11 Setembro 2014 21:55

Professores da educação básica do Recôncavo, estudantes e técnicos da UFRB participaram hoje (11/09) de formação em cinema e educação no Centro de Formação de Professores em Amargosa. O Curso de Extensão, ministrado pelo cineasta e professor (Curso de Cinema/UFRB) Marcelo Matos, faz parte do Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Educação.

O curso trouxe problematizações sobre a teoria e prática do cinema e possibilidades de uso em sala de aula, como ferramenta pedagógica e como arte.

Os professores receberam a cartilha “Cinema, Cinecuble e Educação” com orientações sobre formação de cineclubes: estrutura necessária e meios para conseguir financiamento. Com linguagem simples são compartilhadas dicas para driblar as adversidades que podem ser encontradas na realidade dos professores.

Na ocasião, os presentes falaram sobre a experiência pessoal e profissional com o cinema. Filmes usados na sala de aula e as dificuldades encontradas nas escolas para a exibição de filmes.

Confira o cronograma desta última etapa do Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Educação:

Cinema e educação - curso  (32 horas, manhã e tarde)

11 e 12 / setembro (Amargosa) - O Cinema e o audiovisual na educação contemporânea/Formação Cineclubista, com o professor (Curso de Cinema/UFRB) e cineasta Marcelo Matos

18 e 19 / setembro (Amargosa) - Educação do Olhar, com o prof. Dr. Danilo Scaldaferri (Curso de Cinema/UFRB)

Cinema e  educação - oficina (32 horas, manhã e tarde)

25 e 26 / setembro (Santo Antônio)

02 e 03/ outubro (Santo Antônio)

(com os profs. Marcelo Matos e Danilo Scaldaferri)

Saiba mais:  www.ufrb.edu/cinemaeeducacao