UFRB cria Programa Sênior de Extensão

Publicado: Segunda, 13 Outubro 2014 09:55

PSE LEVE

O Programa Sênior de Extensão (PSE), conforme resolução Nº 11/2014 (Conac/UFRB), possibilita que os servidores técnicos e docentes aposentados da UFRB coordenem projetos/programas de Extensão Universitária.

O PSE da UFRB é pioneiro no Brasil ao regulamentar a prática da extensão para os técnico-administrativos aposentados. Os programas, até agora existentes, só admitem professores aposentados como coordenadores de ações de extensão.

A Professora Fátima Peixoto, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, uma das mais atuantes coralistas do Programa de Extensão Canto Coral UFRB, é a primeira servidora docente aposentada a registrar um projeto de extensão na UFRB. Fátima registrou a Oficina de Teoria Musical, focada em Canto Coral. Ela considera que “a normatização do extensionista sênior por parte da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB é um grande avanço pelo fato de possibilitar aos aposentados atuarem, de forma efetiva e com autonomia, e, ao mesmo tempo, de forma colegiada com um Centro de Ensino, em projetos e programas de extensão da instituição”.

De acordo com a Resolução Nº 11/2014 (Conac/UFRB), professores e técnicos que tenham se aposentado por tempo de serviço ou implemento de idade na UFRB poderão ser coordenadores de projetos e programas de extensão. Um dos requisitos para isso é a comprovação de que participaram de projeto ou programa de extensão da UFRB quando ativos. A Pró-Reitora de Extensão e proponente da resolução, Ana Rita Santiago, considera que a medida “fortalecerá a Extensão Universitária; favorecerá que os servidores continuem com as ações de extensão e criem outras”.

Terminado o período de permanência no PSE , definido pelo Termo de Colaboração, o servidor aposentado fará jus ao certificado de participação emitido pela Proext.