Com a sensação de missão cumprida, a equipe da Proext finalizou o I Simpósio de Extensão da UFRB

Publicado: Sexta, 17 Outubro 2014 15:39

simp

Realizado nos dias 15 e 16 de outubro, em Cruz das Almas, o I Simpósio de Extensão da UFRB agregou projetos/programas de várias áreas do saber, com variados enfoques e sob diferentes formatos e linguagens. As reflexões e produtos das ações extensionistas, pensados para aproximar o conhecimento científico das suas comunidades surprenderam com a diversidade alcançada. De acordo com Maria Helena Besnosik (Forproext/ uefs), conferencista do evento, o contado do saber acadêmico com outros conhecimentos (das comunidades) deve ser de diálogo, sem hierarquia e sem a arrogância de julgar o conhecimento universitário superior aos demais.

simp 1

Claudio Manoel, coordenador de Cultura e Universidade da Proext, avalia que “o simpósio gerou um espécie de espelho onde a UFRB pode se olhar, localizar melhor onde atua em suas conexões com suas comunidades e seguir melhor, adiante”.

O simpósio contou com a participação de 486 pessoas, entre estudantes, professores e extensionistas de várias cidades da Bahia. Pessoas interessadas em conhecer os projetos/programas de extensão da UFRB, compartilhar as suas experiências e aprimorar o “fazer extensão”. simposio

Para Alessandro Correia, presidente do simpósio, o evento "marca a extensão dentro da UFRB. Por um lado demonstra que há muito ainda por ser feito, por outro, expressa como as políticas de Extensão tem avançado significativamente nesta universidade".

Sinvaldo Melo, gestor dos projetos e programas da Proext/UFRB, destacou a importância do engajamento da comunidade acadêmicada da UFRB em prol da realização do evento. Em especial, destaca a atuação dos gestores de extensão nos centros de ensino: “os gestores de extensão atuaram como articuladores junto aos docentes e discentes em seus respectivos Centros de Ensino, o que foi fundamental para superarmos a expectativa de público.”

Educação, tecnologias, cultura e extensão; diversidade e extensão universitária; Economia solidária, políticas de saúde e economia criativa: uma discussão para a universidade foram temas de discussões nas mesas dos dois dias de evento.

Confira as fotos na fan page da Proext: www.facebook.com/ufrbproext

coral