Proext apresenta soluções para dificuldades de execução de recursos do Edital PROEXT-MEC_SESu

Publicado: Quarta, 11 Março 2015 16:21

Hoje, 11 de março, a equipe da Pró-Reitoria de Extensão se reuniu na Sala Multiuso da Proext, com os coordenadores de projetos/programas de extensão contemplados pelo Edital Proext-Mec_SESu 2014.

O edital Proext-MEC/SESu é a principal fonte de fomento dos projetos/programas de extensão. No ano passado, mais de R$1.400.000,00 foi captado para ser investido na Extensão Universitária na UFRB em 2015. Até o momento, 53% das solicitações de compras feitas para este recurso foram atendidas.

O objetivo do encontro na Proext foi esclarecer como se deu os processos de compras e o andamento das solicitações  dos projetos/programas que ainda não foram atentidas. Robson Oliveira, chefe do Núcleo de Recursos, justificou que o avanço nos processos de compras da universidade ficou comprometido devido à greve dos técnico-administrativos, determinações normativas e, principalmente, não liberação de parte da verba prevista para a UFRB.

foto 1

O Pró-Reitor de Extensão e ex-coordenador do PROEXT/MEC, Prof.º Jean Adriano, após apresentar os procedimentos adotados para garantia da realização dos projetos contemplados e o histórico de execução financeira, se comprometeu, mediante apoio firmado com a vice-reitoria e PROPLAN com: 1- a compra de todo o Material Permanente empenhado; 2- em continuar negociando a possibilidade do material de custeio; e 3- levar as reivindicações dos coordenadores ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX para que seja criada uma pauta junto ao MEC sobre a necessidade de repasse de recursos do exercício financeiro de 2014, dentre outras necessidades. Assim, a previsão é atender pelos menos 80% dos materiais necessários para os projetos/programas.

foto 2

Para auxiliar os professores sobre como comprar na administração pública, a Proext lançou no ano passado a cartilha Coletânia de Esclarecimentos, que orienta sobre orçamento em projetos e programas de extensão.

O Pró-Reitor de Extensão avalia as contribuições da reunião: "renovação dos votos da comunidade extensionista para com a PROEXT e com uma de suas ações de maior impacto - PROEXT/MEC SESu. Arregaçamos as mangas e nos permitimos sonhar, vislumbrando alternativas que passo a passo vão se concretizando e ratificando que unidos podemos muito mais."