PROEXT/UFRB PUBLICA A REVISTA EXTENSÃO VOL VIII

Publicado: Quinta, 28 Maio 2015 16:40

20030 424340301077252 6471208405806589680 n

A nova edição da Revista Extensão traz relatos e artigos que denotam a diversidade de temas, metodologias, resultados e campos de atuação em que se efetivam a Extensão

Universitária no Brasil. A literatura de cordel em sala de aula, a implementação da lei 10.639/03 por meio de ações extensionistas e a interdisciplinaridade como ferramenta de integração da extensão são temas presentes na edição de maio de 2015.

O Pró-Reitor de Extensão da UFRB, Jean Adriano, considera que a Revista “é um importante veiculo de sistematização da extensão, que privilegia uma linguagem e potencializa o vínculo entre diferentes saberes”.

A capa desta edição foi inspirada no artigo A Literatura de Cordel: proposta de trabalho em sala de aula (pag. 65), dos estudantes da UFRB, Eliane dos santos, Jailson dos Santos e Petronílio Mendes. O artigo relata e analisa a experiência da UFRB em Amargosa com o cordel em sala de aula. O gênero foi levado à escola como fonte de estímulo à ampliação do conhecimento das produções culturais nordestinas, aproveitando o seu teor dinâmico para auxiliar a ampliação das competências linguísticas e textuais dos estudantes.

As ilustrações desta edição são do cordelista Marcelo Soares, que prontamente cedeu um dos seus trabalhos para a capa da Revista Extensão vol VIII. A coordenadora da Revista, Viviane Martins, agradeceu a gentileza em versos de cordel na contracapa do periódico.

A Revista Extensão é publicada semestralmente desde 2011. Em 2013 foi avaliada numa das mais altas categorias de qualidade de periódico científico definida pela Capes, o Qualis B5. Traz à tona a função social das instituições de ensino superior: a produção do conhecimento imbricada e relacionada às urgências e demandas das populações, sobretudo, daquelas em que estão inseridas.

Leia o vol. VIII da Revista Extensão: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/edicao-atual

Leia os volumes anteriores: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/edicoes-anteriores