UFRB participou do lançamento da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável na Fenagro

Publicado: Sexta, 04 Dezembro 2015 19:14

A REDE composta por Instituições de Ensino Superior, Governo do Estado e Centros de Pesquisa foi lançada hoje, 04 de dezembro, na 28ª FENAGRO. O Reitor da UFRB e representantes de outras instituições assinaram o Termo de Compromisso com acordos definidos na oficina “Diálogos para construção de uma agenda comum na Bahia de ensino, pesquisa e extensão com foco na agricultura familiar”, que aconteceu em Salvador, no dia 11 de novembro.

Durante a Oficina realizada em Salvador, Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão, e Alexandre Almassy, Coordenador de Ensino de Pós-Graduação da PPGCI,  expuseram as atividades de pesquisa e de extensão da UFRB nas temáticas da agricultura familiar e desenvolvimento rural. A apresentação da Universidade foi construída coletivamente no I Encontro dos Grupos e Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agricultura familiar e desenvolvimento Rural da UFRB, realizado pela Proext e PPGCI, no dia 15 de outubro, em Cruz das Almas.

A mobilização no Estado em prol da construção da REDE tem o objetivo de identificar os problemas que afetam a agricultura familiar e encontrar soluções, através do direcionamento de ações de pesquisa, extensão, inovação, formação e divulgação para superar as dificuldades e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Além do Reitor da UFRB, participaram do lançamento da REDE, a Pró-Reitora de Extensão, o Coordenadoria de Ensino de Pós-Graduação da PPGCI,  o professor do CAHL, Nilson Weisheimer e o Assessor da Direção do Cetec, Celso Luiz .

Tatiana Velloso considera que “a criação de uma rede entre as instituições de ensino superior público da Bahia da agricultura familiar com foco na agroecologia será importante, por um lado, para fortalecimento das atividades de pesquisa, de extensão e de ensino universitário através da elaboração de uma agenda de trabalho interinstitucional, e por outro, na relação com as organizações da agricultura familiar que contribuirão diretamente nesta agenda.”