Roda de Conversa Memórias da Escola de Agronomia lotou a sede do Measb

Publicado: Sexta, 29 Abril 2016 15:55

Os professores aposentados da UFRB, Alino Matta Santana e Benedito Marques da Costa, relataram com muito entusiasmo as suas memórias de décadas de experiências na Escola de Agronomia na tarde de ontem no Measb.

A Pró-Reitora de Extensão, Tatiana Velloso, que também estudou Agronomia na Instituição, considerou que o evento “foi um momento de rememorar a história para compreensão das estruturas acadêmicas e políticas da sociedade agrária brasileira de maneira crítica”

foto2

A Roda de Conversa foi um espaço descontraído para compartilhar o cotidiano da Escola de Agronomia – política, ciência, amores e curiosidades. O público foi cativado pelas narrativas dos professores Alino e Benedito e interagiu com eles.

O evento é parte do projeto que prevê várias ações culturais e acadêmicas no Memorial. Maitê Rangel, coordenadora do Measb, ficou satisfeita com o público de cerca de 100 pessoas na primeira ação do Reviva aberta à comunidade: "É muito gratificante ver o Memorial cheio de vida. Trabalhamos pela salvaguarda do acervo, mas a conservação desse patrimônio ganha sentido em momentos como esse em que a comunidade se apropria do espaço. Isso é parte da nossa razão de ser."

foto 03

Os professores contaram como ingressaram na Universidade e os critérios de admissão no Ensino Superior normatizado pela lei do boi, que previa cotas para filhos de latifundiário nos cursos de Agronomia e Veterinária. Relataram também experiências vividas na época da Ditadura Militar, como a perseguição, prisão e assassinato de colegas por parte da Repressão do regime.

A área onde hoje está a sede da UFRB foi resultado da expropriação de 99 propriedades que somavam 4 mil tarefas de terra. A vinda de professores para Cruz das Almas na década de 1940 dinamizou a vida cultural na pequena cidade, nas palavras de Alino, A Escola “trouxe cinema, teatro, jornais... mudou a vida da minha cidade”

O públicou aproveitou o evento para conhecer o acervo do Measb e apreciar o canto do Coral da UFRB no final da tarde.

foto 1

foto4

PROJETO REVIVA - engloba uma série de ações culturais previstas para os meses de abril e maio. Rodas de conversas, oficinas, visitas guiadas, cine memória, música, sarau, rodas de conversa e contação de história fazem parte da diversificada programação do projeto. As ações têm a pretensão de dinamizar o espaço do Memorial, tornando-o mais visitado e conhecido, e promover o debate sobre questões relacionadas à memória e à preservação patrimonial.

Acompanhe a página do Measb e não perca as próximas programações do Reviva: https://www1.ufrb.edu.br/memorial/