PROEXT INICIA CICLO DE DIÁLOGOS COM CENTROS DE ENSINO DA UFRB

Publicado: Sexta, 06 Maio 2016 16:29

Nessa quinta-feira, 05 de maio, a Pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, acompanhada dos Coordenadores de Extensão, Valdiria Rocha e Alessandro Correia, participou de reunião no Centro de Artes, Humanidades e Letras para discutir a realidade da Extensão na Universidade, as políticas e ações da Pró-reitoria e as agendas do Centro.

A ação faz parte de um ciclo de diálogos previsto para acontecer em todos os Centros de Ensino da UFRB até o final do semestre acadêmico.

A reunião contou com a participação do diretor do centro, Jorge Cardoso Filho, da Gestora de Extensão do CAHL, Martha Rosa, da gestora de pesquisa do CAHL, Ana Valécia, e dos professores Francisca Helena, Paulo de Jesus e Kabengele Munanga e de representantes da comunidade. Any Manuela da Casa de Samba Dona Dalva e a Profa. Municipal Márcia, ambas atuantes em projetos de extensão do CAHL .

O Diretor do CAHL acolheu o grupo expondo sobre a importância do diálogo com a Pró-reitoria para esclarecimentos, orientações e troca de experiências sobre projetos e ações de extensão do Centro. Tatiana Velloso ressaltou a importância da integração das ações entre as Pró-reitorias e os Centros de Ensino, e apresentou a PROEXT do ponto de vista da organização funcional, política e pedagógica, tratando sobre os Editais de Apoio a Eventos Acadêmicos e do ProgramaPIBEX. Falou também da necessidade de se discutir a curricularização da extensão, a partir do Plano Nacional de Educação.

Martha Rosa destacou a importância de ter a participação dos gestores de pesquisa, ensino e políticas afirmativas no diálogo conjunto sobre a Extensão, e a importância da formação em Extensão para a Comunidade Acadêmica.

Alessandro Correia, Coordenador de Programas e Projetos de Extensão ressaltou a revisão das normativas da PROEXT com o objetivo de alinhar os fluxos com os Centros.

A Coordenadora de Cultura e Universidade, Valdiria Rocha, expôs sobre as políticas de formação e cultura, com foco na curricularização, na troca de experiências com outras instituições e os Territórios de Identidade, aproximando conhecimentos e saberes e criando oportunidade para parcerias.

Kabengele apontou a Extensão como a grande força de atuação da universidade junto às comunidades.

Os professores discutiram as ações de extensão e pesquisa que estão sendo desenvolvidas no Núcleo de Documentação da UFRB (NUDOC) e junto ao Acervo Clemente Mariani, ressaltando a necessidade de desenvolver projetos de preservação dos acervos e estruturação dos espaços.

No final da reunião, o grupo foi visitar o NUDOC e conhecer as ações acadêmicas que estão sendo desenvolvidas.