Mulheres da Baixa da Linha vislumbram alternativa de renda com escola de corte e costura

Publicado: Quinta, 19 Maio 2016 15:43

A Escola Profissionalizante de Corte e Costura, criada por projeto de extensão do Edital Proext/MEC/SESU 2014, está em desenvolvimento com 40 mulheres, entre 20 e 62 anos, moradoras da Comunidade Quilombola da Baixa da Linha, em Cruz das Almas.

A Escola foi uma demanda apresentada pelas mulheres da Comunidade em estudo da Socióloga Iolanda Oliveira, realizado em 2011, que investigou os anseios para enfrentamento do desemprego.
13244734 515901298602709 1830060398076817988 n

Além de curso profissionalizante em corte e costura, o Projeto de Extensão coordenado pelo professor José da Conceição Santana, prevê oficinas sobre associativismo, curso sobre empreendedorismo, seminários, visitas técnicas e reuniões de planejamento.
A estrutura para realização do curso foi inaugurada recentemente e está em fase de ajustes para começar a primeira turma. Na última quarta, 18 de maio, a equipe da Proext participou de uma das reuniões de planejamento.

3

O professor José da Conceição Santana, coordenador do projeto, relembrou as dificuldades e lutas enfrentadas para conseguir alcançar e operacionalizar os recursos para a infraestrutura da Escola. Também reforçou a importância do engajamento da Baixa da Linha para que o projeto tenha sucesso: “O que vai ser a partir de agora depende de vocês. Que este pouco que está aqui, a gente faça crescer”.
A Pró-Reitora de Extensão, Tatiana Velloso, reforçou a concepção dialógica de Extensão defendida pela Universidade: “Estamos aqui para trocar conhecimentos e saberes, com o envolvimento da comunidade da Baixa da Linha e da UFRB neste projeto que foi conquistado pelas mulheres desta comunidade”. Tatiana também avaliou que a Escola pode ser o começo de um empreendimento de economia solidária.
A Associação Comunitária da Linha (Ascol), parceira do projeto desde a sua concepção, atuou como interlocutora junto à comunidade, e hoje colabora cedendo o espaço para a realização das atividades do Projeto.
O Projeto da Escola Profissionalizante de Corte e Costura da Comunidade da Baixa da Linha surgiu com o objetivo de colaborar para que a Comunidade estabeleça para si novos meios de sustentabilidade como forma de inclusão social, trazendo a Universidade como agente público desta inclusão.
Os moradores da Baixa da Linha vivem em condições precárias de saneamento e infraestrutura e, desde a certificação como remanesce de quilombo, em 2010, reivindica a atenção do poder público. A Comunidade está ao lado do campus da UFRB em Cruz das Almas, a 4 km do centro da cidade.
Robson Oliveira, gestor de recursos da Pró-Reitoria de Extensão, unidade responsável pelo processo de compra dos equipamentos para montagem da Escola, relata que é uma alegria ver o projeto se materializar: “é muito gratificante ver os esforços para o desenvolvimento de projetos e programas de extensão, e os seus resultados de envolvimento da comunidade local e da comunidade acadêmica, isso nos fortalece para continuar lutando para que a Extensão Universitária ocupe o lugar que merece na universidade para a formação acadêmica”.

2

12322587 515899588602880 562146589775941501 o