Proext participou do Lançamento do livro Projeto CO² Manguezal em Maragojipe

Publicado: Quinta, 09 Junho 2016 11:18

Na tarde do dia 07 de junho, o coordenador de Projetos e Programas da Pró-reitoria de Extensão, Alessandro Correia, representou a UFRB no Lançamento do livro Projeto CO² Manguezal em Maragojipe. Os professores da UFRB, Alessandra Nasser Caiafra e Marcelo carneiro de Freitas, que colaboraram como pesquisadores no Projeto, também participaram do evento.

O livro socializa os resultados de dois anos de trabalho da Fundação Vovó do Mangue, com apoio do Instituto Chico Mendes e da UFRB e patrocínio da Petrobrás, com o objetivo de promover a restauração ecológica de áreas de mangue.

O livro CO² Manguezal Manguezal defende a import, ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, contribui para a produtividade primária na zona costeira e para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. Em tempos de aquecimento global, as florestas de mangue adquirem papel central contribuindo com a renovação do ar atmosférico, armazenando grande quantidade de carbono, e conseqüente diminuição do aquecimento global.

O projeto CO² Manguezal reflorestou 80 mil metros quadrados de Manquezal em Maragojipe e são Francisco do Conde. Também capacitou mais de 500 pescadores e marisqueiras e realizou aulas de educação ambiental para mais de 3000 alunos do Ensino Fundamental 01.

Para Alessandro Correia foi um prazer conhecer o CO² Manguezal: “O projeto é lindíssimo. A Fundação Vovó do Mangue, os pesquisadores da UFRB, os colaboradores do projeto e, principalmente, as marisqueiras e pescadores atuantes para o desenvolvimento sustentável estão de parabéns. Por essas e muitas outras, faço e farei a defesa intransigente da Petrobrás e da universidade pública brasileira”.