UFRB lançou Kit Pedagógico Missão Zika Zero contra o Aedes aegypti

Publicado: Quarta, 20 Julho 2016 14:59

O Grupo de Trabalho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contra o Aedes aegypti lançou o Kit Pedagógico Missão Zika Zero na manhã de ontem, no auditório da Biblioteca do campus de Cruz das Almas.

A ação faz parte de um plano de trabalho elaborado pela UFRB por orientação do Ministério da Educação(Mec) para mobilizar a comunidade acadêmica e as escolas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jeguiriça. A Universidade criou uma estrutura de grupos de trabalho para pensar a mobilização, que em três etapas desenvolveu produtos e estratégias. No lançamento do Kit, o Reitor da UFRB, Silvio Soglia, relembrou o inicio dos trabalhos: “começamos com o dever de casa, acabando com os focos da Universidade e mobilizando ações que podem contribuir para a saúde de todos nós".

O Kit Pedagógico Missão Zika Zero faz parte de uma estratégia de mobilização permanente levando em consideração o potencial multiplicador do público infantil. Tábata Figueiredo, pedagoga e escritora da história em quadrinhos, explica: “as crianças são um público estratégico para promoção de uma mudança de comportamento”.

O material pedagógico foi produzido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) do Mec.

Trata-se de um conjunto de material composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes e adesivos que está disponível para download no site do combate ao Aedes.

Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão se prevenir com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Também ensinam como combater os focos e impedir que o mosquito se prolifere. Ao final, convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”.

O material impresso será distribuído entre as escolas públicas do Recôncavo em ações do Grupo de Trabalho da UFRB contra o Aedes aegypti. As demais escolas que desejarem usar o Kit Pedagógico podem fazer o download no site do Combate ao Aedes e solicitar a assessoria da Universidade.