Encontro de Saberes foi tema de evento no Centro de Ciências da Saúde da UFRB

Publicado: Terça, 26 Julho 2016 15:34

O Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade na Educação (Diversifica) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu evento sobre Encontro de Saberes no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, em Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira, 25 de janeiro. O palestrante foi o professor de antropologia da Universidade de Brasília, pesquisador e coordenador do Conselho de Inclusão do CNPQ, Dr. José Jorge Carvalho.

José Jorge falou da importância de incluir outros saberes, tradicionalmente excluídos, dentro das universidades brasileiras para ocasionar o que chama de “descolonização acadêmica”. A proposta é superar o eurocentrismo e tornar as universidades mais enraizadas na cultura, inclusivas e pluriepistêmicas. “A universidade parte do universal achando que o que você está chamando de universal não está enraizado em algum lugar. Na verdade, são raízes de outros países que tentamos copiar num longo processo”. Também pontuou as iniciativas que colaboram para o encontro de saberes, como as cotas nas universidades.

O reitor da UFRB entre os anos 2006 e 2015 e secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), 2015-2016, Paulo Gabriel Nacif, foi o mediador da palestra, que contou ainda com a participação do professor visitante Nacional Sênior da Capes na UFRB Kabengele Munanga. “Nós podemos falar de um país formado por centenas de povos. E lamentavelmente, tudo isso é ignorado em função de um processo de colonização que utiliza a força e a precarização da educação como instrumentos”, afirmou Nacif. E completou: “Discutir a descolonização; discutir uma nova relação na educação brasileira é algo fundamental”.

A mesa de abertura foi constituída pela coordenadora e vice-coordenador do Diversifica, Luciana Alaíde e Everson Meirelles, pela diretora do CCS, Flávia Henrique, e pela pró-reitora de extensão, Tatiana Veloso.

Projeto Encontro de Saberes: o projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o portal do INCTI, a meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos – estudantes, mestres e professores.