Recôncavo, Salvador e Paris são palcos de documentário sobre moda e cultura afro

Publicado: Quarta, 27 Julho 2016 15:47

O edudoc MODA.DEVIR (das criações de Carol Barreto) tem direção de Cláudio Manoel Duarte, professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas(Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), e direção de fotografia e edição de Gleydson Públio, cineasta formado pela UFRB. O foco principal é, a partir dos depoimentos da pesquisadora, designer e estilista do Recôncavo Baiano Carol Barreto, (re)pensar o vestuário como linguagem que produz sentido, a partir da ótica da mulher, em especial da mulher negra – complexificando o debate em torno das vestimentas, das aparências, do gênero, raças e etnias, numa perspectiva da moda como ativismo. Uma moda como produtora/reforço de uma aparência; como aquilo que expressa os pertencimentos, as diferenças e os marcadores sociais.

maxresdefault

O documentário, gravado em Salvador, Santiago do Iguape, São Francisco do Paraguaçu (Bahia) e Paris (França), traz imagens de desfile público em vários ambientes com participação de adolescentes das comunidades quilombolas do Tabuleiro da Vitória, Engenho da Ponte e Santiago do Iguape atuando como modelos. Mostra os bastidores da produção de moda realizada por estudantes de artes da UFBA e de design de moda da Unime, bastidores de preparação das roupas, maquiagem, além de depoimentos temáticos da estilista Carol Barreto que estruturam o vídeo de 28 minutos.

O netvídeo é um edudoc, produzido para ser usado livremente em eventos, escolas e redes digitais com aplicação de licença CC (Creative Commons – uso livre, não comercial e distribuição da mesma licença). Na trilha Sonora original, 3 tracks (Devir Rabeca, Devir Violino, Devir Voice) produzidas em formato livre pelo dj Angelis Sanctus, Laila Rosa e Neila Kadhí, além da faixa Invisível, do produtor paraibano Chico Correa.

Baixe, veja, compartilhe, exiba: https://youtu.be/lSuFT5ArEwk