Curricularização da Extensão na UFRB será discutida no CCAAB e no CETEC no dia 20 de outubro

Publicado: Sexta, 14 Outubro 2016 17:03

O Núcleo de Formação(Nuform) da Pró-Reitoria de Extensão(Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) convida a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) para discutir os caminhos e possibilidades para a curricularização da Extensão na UFRB.

A reunião no CETEC acontecerá na Sala da Direção do centro, às 9:30h. No CCAAB, a reunião será na sala 01, às 14h.

As reuniões fazem parte do ciclo de diálogos para definir, junto aos colegiados dos cursos, o formato de curricularização a ser adotado pela Universidade. Tábata Figueiredo, pedagoga do Nuform, define como “uma fase de escuta junto à comunidade, sendo que, em alguns cursos apenas precisará ser oficializado o que já se desenvolve". Avalia também que será um momento oportuno para refletir sobre a Extensão Universitária da UFRB.

O objetivo do ciclo de reuniões, que acontecerá em todos os centros de ensino da UFRB até o final do ano, é promover a valorização e legitimação do trabalho acadêmico da Extensão, tendo como meta o atendimento do Plano Nacional de Educação 2011-2020, que prevê assegurar o mínimo de 10% dos créditos curriculares da graduação para atividades de Extensão.

Além do PNE, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior, os documentos reguladores das Políticas para Educação Básica e para a Formação de Profissionais e o Plano Nacional de Extensão tratam da necessidade da curricularização da Extensão.

CartazCurricularizacaoDaExtensaoCETEC-CCAAB