UFRB e Secult lançaram curso de formação de gestores culturais em Santo Amaro

Publicado: Segunda, 29 Maio 2017 10:07
imagem sem descrição.

No última sexta, 26 de maio, o Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, foi palco do Seminário Cultura, Território e Diversidade. O evento, lançamento do curso de Formação para Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura, contou com representação das instituições envolvidas, palestras e apresentações de grupos culturais da região.

A abertura ficou por conta do grupo Roda de Samba e Capoeira Acarbo, coordenado pela estudante da UFRB, Taísa da Silva. As crianças e jovens do grupo fizeram uma apresentação com samba, maculelê e capoeira.

A mesa de abertura, mediada pela vice-diretora do Cecult, Maria Laura Lindner, foi composta pelo Reitor da UFRB, Silvio Soglia, por Hygor Almeida, representando a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e  Raimundo Saborosa, representando a Secretaria de Educação do Municipio de Santo Amaro. Também estiveram presentes a vice-reitora da UFRB, Gerogina Gonçalves, a Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso, a Coordenadora de Projetos e Programas da Proext, Ana Paula Diório, a Assessora da Reitoria Valdiria Rocha e o gestor do Núcleo de Cultura da Proext, Luciano Simões.

O palestrante, Prof. Dr. Carlos Bonfim – Coordenador do Latitudes Latinas e Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA, dedicou a sua palestra, com o tema "Por uma agenda de trabalho em rede" a Rafael Braga, jovem negro, preso e condenado por participar de manifestação em junho de 2016. Relacionou a sua fala a dados e reflexões sobre jovens negros e mulheres vítimas de violência no Brasil.

O Reitor Soglia Soglia falou diretamente para o público do curso de formação: "Nós entendemos vocês como integrantes da comunidade universitária da UFRB, de fato, sintam-se verdadeiramente integrantes do projeto e da instituição que nós estamos construindo".

O evento foi finalizado com a fala do Prof. Dr. José Roberto Severino, da Faculdade de Comunicação da Ufba, seguido da apresentação do grupo de hip hop de Santo Amaro, Banda Unidos pela Periferia.

O Seminário e o curso de formação resultam de uma parceria da Secult/Bahia com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Motriz – Laboratório de Políticas e Gestão da Cultura do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da UFRB.

O curso de Formação para Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura teve o seu primeiro encontro no sábado, dia 27 de maio. A previsão de encerramento é para o mês de dezembro de 2017. Realizado nos municípios de Santo Amaro e de Feira de Santana, é uma oportunidade para os gestores e conselheiros municipais de cultura se apropriarem de técnicas de planejamento participativo e trocar experiências de referência no campo cultural.