PROEXT participa de eventos em Salvador e Lauro de Freitas

Publicado: Segunda, 04 Dezembro 2017 10:17

Como parte da programação do Bahia Rural Rural Contemporânea – VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que aconteceu até o domingo passado (03), no Parque de Exposições de Salvador, a PROEXT/UFRB esteve junto a agricultores, entidades de assistência técnica e extensão rural (ATER), além de representantes da comunidade científica de outras instituições de Ensino e Pesquisa, na abertura do Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, na última quinta-feira (30).

O Simpósio teve o objetivo de incentivar a reflexão sobre as práticas de pesquisa e extensão que discutam e priorizem as temáticas da agricultura familiar, promovendo a inclusão social e fortalecendo o campo, além de pensar coletivamente a superação dos desafios da agricultura familiar na Bahia, pensando em tecnologias disponíveis para os agricultores familiares.

O evento contou com apresentação de trabalhos entre apresentações orais e pôsteres, que visaram refletir a “Pesquisa Aplicada na Produção Agroecológica e Experiências Exitosas na Produção Agropecuária Familiar”, a “Gestão e Práticas Inovadoras” e “Estrutura Social do Campo”.

O Simpósio teve a participação da Pró-Reitora de Extensão, Tatiana Velloso, e discentes, docentes e servidores técnicos da UFRB na composição de mesas, avaliações e apresentação de trabalho. Foram premiados trabalhos, entre eles, no Eixo II, a apresentação oral do professor Marcelo Araújo, coordenador do projeto Terra de Direitos, intitulado “Formação de grupos de jovens para o monitoramento ambiental dos territórios Quilombolas do Vale do Iguape”.

1512079127Simpsio de Pesquisa e Experincias em Agricultura Familiar0301512079128Simpsio de Pesquisa e Experincias em Agricultura Familiar013

UNIVERÃO

Também na última quinta-feira (30), a Pró-Reitora de Extensão, Tatiana Velloso esteve no lançamento do Portal da Universidade de Verão (UNIVERÃO), no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, na representação da UFRB.

A UNIVERÃO é um projeto de iniciativa da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, em parceria com Instituições de Educação Superior Públicas da Bahia, que tem como objetivo fomentar o processo de construção de conhecimentos nos diversos espaços formais e não formais de aprendizagem, no desenvolvimento de uma cultura de Universidade de Verão na Bahia e no Brasil.

Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu Chamada Pública interna com a finalidade de selecionar propostas de atividades para participar da programação dos eventos artísticos, culturais, desportivos e científicos para a UNIVERÃO. No total, seis atividades foram escolhidas para compor o quadro geral da proposta que é inédita no país.

Através do endereço www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao , os interessados em participar poderão se inscrever e acompanhar datas e horários dos cursos, conferências, palestras, rodas de conversa e oficinas que acontecerão nos espaços educacionais e culturais espalhados pela cidade entre os dias 13 e 21 de janeiro.