Na 16ª Semana Nacional de Museus, MEASB promove exposição em comunidade Quilombola do município de São Félix

Publicado: Segunda, 28 Maio 2018 12:32

O Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB/UFRB) promoveu na 16ª Semana Nacional de Museus a exposição fotográfica “NA TERRA PLANTA-SE RESISTÊNCIA, COLHE-SE MEMÓRIAS” na comunidade Quilombola de Santo Antônio, em parceria com os Quilombos do Vidal, Subaúma e Terreno do Governo que fazem parte do município de São Felix.

Pensar “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, é conservar a memória daqueles que preservam as histórias e saberes da sociedade, valorizando os que por muito tempo foram esquecidos e invisibilizados, mostrando a importância que eles mantêm até os dias de hoje.

A exposição reúne fotos do cotidiano dessas comunidades, desde a colheita até o preparo da farinha, dando destaque às pessoas mais velhas, às rezadeiras e parteiras que constroem histórias na comunidade.

Graça Teixeira, coordenadora do Museu Afro-brasileiro (MAFRO) da Universidade Federal da Bahia, ressaltou a importância de um trabalho como esse, “O Museu Afro da UFBA demonstra que podemos fazer uma museologia social, e fazer uma museologia para fora dos muros da universidade. É muito importante o que vimos aqui hoje, é uma junção do ensino acadêmico, da pesquisa, da extensão numa ação pratica. Na realidade não é uma universidade que vem trazer conhecimento, mas uma universidade para se nutrir e fazer conhecimento”.

O projeto contou com ajuda dos estudantes dos cursos de Museologia, Ciências Sociais, Cinema e Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Segundo a gestora do Measb/UFRB, Joana Flores, “O apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o Museu Afro da UFBA, a Liga Maçônica e a contribuição braçal desses estudantes que fazem parte do projeto de extensão, solidariedade de todos os moradores das comunidades, a afetividade nos uniu” e concluiu ressaltando a importância de compreender e respeitar o que ela considera como maior legado da agronomia e do mundo: “é a terra que é preservada e mantida pelos quilombolas”.

O evento contou com uma conferência e a participação de grupos de dança da comunidade e da região, palestras, apresentações musicais do Coral da UFRB, Filarmônica Sanfelixta e uma mostra de cinema. A exposição ficará até o dia 13 de junho na sede da comunidade finalizando com a reza do Santo Antônio.*

Confira as fotos em nossa galeria.

*Caíque Fialho, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, colaborou com a cobertura do evento, produzindo o texto e as fotografias.