Nota de pesar pelo falecimento de Makota Valdina

Publicado: Quarta, 20 Março 2019 23:06

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia lamenta o falecimento de Makota Valdina e se solidariza com seus amigos e familiares.

Ambientada na religião de matriz africana desde pequena – sua mãe era do candomblé – Makota só aderiu ao candomblé nos anos 70, quando tomou consciência do racismo. Coincidentemente, era o mesmo ano de surgimento do Movimento Negro Unificado e do Ilê Aiyê.

Professora aposentada da rede pública municipal de Salvador, ela foi referência na luta contra o racismo e intolerância religiosa e na valorização da cultura afro-brasileira.

Mesmo constatando uma maior presença de negros nas universidades, ela ressaltava que o mais importante era rever os conceitos e as teorias dominantes, construídos sobre alicerces distorcidos e carregados de preconceitos. “Somos um país de misturas. Aqui, a gente tem a cultura indígena, africana, europeia e oriental e, junto com elas, suas crenças e valores. Então, por que diminuir as crenças dos negros e índios?”, questionava para, em seguida, reafirmar que isto era parte de um sistema racista.

Com informações do Correio*