Curso de Extensão em Topografia Digital

Publicado: Quarta, 11 Novembro 2009 07:49

O curso tem o objetivo de habilitar alunos dos cursos da UFRB para compreender os conceitos, utilizar as ferramentas e as tecnologias da Topografia, especialmente projetadas para auxiliar a integração dos dados de campo em ambiente digital, permitindo o desenvolvimento de procedimentos topográficos de maneira rápida e eficiente.

O público alvo é a comunidade externa que tenha conhecimento básico em trabalhos topográficos e alunos dos cursos da UFRB, que cursaram os componentes curriculares: CET 005-Topografia, CET 105-Topografia e Geodésia e CET 204-Topografia e Cartografia, interessados em adquirir uma base de conhecimento aplicada os trabalhos topográficos em meio digital.

Inscrições: até dia 23/11
Vagas: 30 vagas
Local: Laboratório de Informática do Pavilhão de Aula.
Data: 27 e 28/11
Hora: 1º dia  - 18h:30min às 22h:30min / 2º dia  - 08h:00 às 12h:00 e 14h:00 às 18h:00
Professor e Coordenador: Joanito de Andrade Oliveira
Investimento: O curso é gratuito. As atividades serão realizadas nas dependências da UFRB, utilizando as estruturas e equipamentos necessários para a execução das etapas proposta no curso.
Certificação: Para a obtenção do certificado o participante deverá ter nota superior a 7.0 (sete). O certificado de participação será expedido pela PROEXT. Participantes com mais de 25% de faltas não terão direito ao certificado.

Conteúdo Programático:

O curso terá 12 horas de aulas teóricas e práticas de laboratório e campo, distribuídas em dois módulos:

Módulo 1 -  Introdução a Topografia Digital
Atualmente os procedimentos adotados na execução dos trabalhos topográficos são aplicados em ambiente computacional. A Topografia Digital aplica os conhecimentos básicos da topografia, integrando os dados coletados em campo a um programa de computador. Assim, torna-se importante entender as etapas de entrada, processamento e saída dos dados topográficos nesse ambiente.

Módulo 2 -  Programas Aplicados a Topografia
Os softwares voltados para os levantamentos topográficos abordam principalmente a organização de projeto, inserção de dados em planilha da poligonal, cálculo de planilha de poligonal e a confecção de desenho. A automação dos processos de cálculo utilizando os programas topográficos auxilia na inferência dos resultados e na análise da qualidade das informações.

Inscrição Curso de Extensão em Topografia Digital

>>> aqui <<< No final da página