Proext lança Revista Extensão com ênfase em educação comunitária e saúde

Publicado: Segunda, 12 Abril 2021 11:55

A Revista Extensão de número 19.2 compartilha 31 trabalhos, entre artigos e relatos de experiências, com vivências de extensão que colaboram com a transformação social de comunidades Brasil afora.

Na entrevista deste edição, a Revista Extensão conta com a presença da professora Aline Lima, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuante na temática da Saúde Coletiva. A professora Mestre Aline Lima fala da experiência de curricularização da extensão vivenciada por meio do Programa Processos de Apropriação da Realidade - PAR. A partir do PAR, futuros médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros têm vivências em comunidade desde o primeiro semestre na Universidade, o que proporciona, aos estudantes da Universidade, experiência prática em diálogo com as reais necessidades da sociedade. No Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, a relação com o território se dá dentro de uma perspectiva dialógica e horizontal, com o objetivo de proporcionar contato e troca entre os saberes acadêmicos e populares. Consegue-se aplicar, na prática, o princípio que prevê o tripé ensino-pesquisa-extensão como sustentação das universidades brasileiras.

Desde 2016, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia caminha no sentido de reformular concepções e práticas curriculares para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024, de assegurar 10% de extensão na carga horária dos cursos de graduação. Inserir a extensão no currículo é um desafio para as instituições brasileiras, que deve levar em consideração as especificidades dos cursos e dos territórios de atuação. Nesse contexto, algumas experiências bem sucedidas, como a do Processos de Apropriação da Realidade, do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, podem apontar caminhos e servir de inspiração.

Leia a entrevista completa da professora Aline Lima na Revista Extensão 19. 2, e conheça também os trabalhos nas áreas temáticas Educação, Saúde, Cultura e Arte, Tecnologia e Produção, e Meio Ambiente.

A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.

capa site UFRB VOL2