Proext elabora materiais para orientar sobre a utilização do módulo de extensão no SIGAA

Publicado: Quarta, 21 Julho 2021 09:23

Na live “Tá na hora de saber como funciona a Extensão Universitária", promovida pelo Programa de Formação em Comunicação no Instagram da UFRB, no dia 07 julho, a Pró-Reitoria de Extensão lançou um hot site explicativo sobre os procedimentos de registro e certificação da Universidade. O conteúdo pode ser acessado no menu "Registro e Certificação" do site da Proext.

O menu “Registro e Certificação” reúne textos, cards, guias e tutoriais, que orientam comunidade acadêmica e externa sobre a dinâmica das atividades de extensão (eventos, projetos, programas, cursos) no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas.

A partir da implementação do módulo de extensão, em janeiro de 2021, registro de atividade, inscrições em eventos, download de certificados, envio de relatórios, agora são feitos no SIGAA.

Os fluxos, dentro do Sistema, são baseados nos formulários e procedimentos já conhecidos pela comunidade acadêmica. O registro e a certificação são atribuições da Pró-Reitoria de Extensão, mas dependem de ações da Gestão de Extensão dos centros de ensino, das áreas de conhecimento e da coordenação das atividades, conforme a Resolução 38/2017, que prevê a gestão da extensão de forma descentralizada. Um dos avanços alcançados com a adoção do sistema é a uniformização dos procedimentos praticados em todos os setores e campi da Universidade.

Qualquer dificuldade operacional no SIGAA deve ser comunicada a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela manutenção do Sistema, através da abertura de chamado no helpdesk. Dúvidas na operacionalização do Sistema podem ser esclarecidas pela Gestão de Extensão dos centros de ensino da UFRB.

As universidades públicas brasileiras têm substituído os formulários analógicos por sistemas digitais, que trazem mais transparência e agilidade para a gestão pública. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o lançamento do módulo de extensão no SIGAA é um passo para tornar a gestão mais moderna e eficiente.

A implantação do módulo de extensão representa um avanço e uma das mais importantes ações na institucionalização, organização e atendimento às demandas das atividades extensionistas nas suas mais diversas dimensões. Além de facilitar todos os processos, o Sistema contribui para o fortalecimento da extensão universitária, na medida em que facilita as consultas e a extração de dados para avaliação, direcionamento de ações e comunicação à sociedade.

EXTENSAO SIGAA proext2