UFRB comemora aniversário de 10 anos de difusão da extensão universitária

Publicado: Terça, 27 Julho 2021 10:59

Com 22 trabalhos inéditos, a Revista Extensão lança a edição comemorativa de número 20. Criado em 2011, o periódico acadêmico da UFRB completou 10 anos de sua primeira edição em junho de 2021. Neste período, foram publicados 438 trabalhos de mais de 70 instituições das cinco regiões brasileiras.

“É algo extraordinariamente louvável para a nossa jovem universidade que, com apenas uma década e meia de existência, acumula um legado de contribuições no desenvolvimento dos Territórios de Identidade onde está inserida, o Recôncavo, o Vale do Jiquiriçá e o Portal do Sertão, mas também na Bahia e no Brasil, destacando-se a dinamização científica e cultural propiciada pelas suas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em articulação com uma forte política afirmativa”, avalia o Reitor Fábio Josué Souza dos Santos.

No seu décimo aniversário, a Revista inaugura a sua integração à plataforma OJS, no portal de periódicos da UFRB, comemora os números alcançados, e faz uma avaliação ampla e profunda sobre a importância da extensão e da sua difusão, na entrevista com a Profa Dra Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão da UFRB. A entrevista está disponível na página 11 da 20ª edição.

Para Tatiana Velloso, “a visibilização das ações da extensão universitária reafirma a função social da universidade de democratizar o acesso a conhecimentos referendados socialmente e de excelência acadêmica, com vínculos territoriais, baseados em uma educação crítica e emancipadora”.
A gestão administrativa da Revista, feita pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, conta com a participação de editores, colaboradores técnicos e mais de 700 avaliadores de trabalhos - uma equipe multidisciplinar e internacional.

Apesar dos desafios, a Revista manteve a semestralidade no decorrer dos anos. No total, são 20 edições e 21 volumes, os últimos quatro, publicados no contexto da pandemia de Covid-19.

A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.

Os critérios para publicação, explicitados nas normas de submissão, incluem rigor científico e metodológico, originalidade e relevância do tema, aderência a uma das nove áreas temáticas da Revista e organização formal do texto. Os trabalhos devem, necessariamente, resultar de ações de extensão universitária.

edicao comemorativa revista extensao2