A PROEXT CONVIDA PARA LANÇAMENTO DO LIVRO Em Busca do Conhecimento: sobre antigas lições, ciência moderna e energia sutil

Publicado: Segunda, 30 Novembro 2009 09:28

A Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT/UFRB convida a comunidade da UFRB e a comunidade local, para a atividade de lançamento do livro Em Busca do Conhecimento: sobre antigas lições, ciência moderna e energia sutil, no dia 03 de dezembro, quinta-feira, às 16h, no Pavilhão de Aulas I. Recepção no local.

O autor Hélio Campos é Professor do Instituto de Física da UFBA e trás importantes reflexões sobre a produção do conhecimento no Ocidente, a partir de uma abordagem multidisciplinar que transita pelos campos da Física, da Psicologia e da Filosofia, estabelecendo conexões entre a materialidade e a imaterialidade da vida.

Autor Hélio Campos

Leiam abaixo os comentários da ADUFBA e do próprio autor, por volta do lançamento do livro na UFBA, em maio de 2009.

A obra, escrita por Hélio Silva Campos, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, aborda as diversas questões que afligem o desenvolvimento científico e filosófico na atualidade construindo um sólido painel que conecta diversas abordagens da ciência, do homem e da natureza. Tem o objetivo de ressaltar a necessidade de integrar os aspectos materiais e espirituais como fio condutor da produção de um conhecimento amplo, dinâmico e solidário, que possibilite aprofundar a relação do homem com a natureza. O livro revela, ainda, a riqueza e a profundidade das idéias científicas e filosóficas que permeiam o universo de áreas distintas do conhecimento.
O livro foi lançado na UFBA no dia 08 de maio, às 18 horas, na Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia.

EDUFBA - [fonte]

"Neste trabalho discorremos brevemente sobre os pilares guias da trajetória do conhecimento científico. Procuramos enfatizar a subjetividade “contida” em antigas cosmovisões (tradicionais e alquímicas), nos princípios balazidores da ciência moderna e suas implicações para o pensamento iluminista e, ainda, reportamos às lições do mundo quântico como subsídios para descrever mais aproximadamente os fenômenos naturais. Por fim, analisamos as incursões dos físicos David Bohm e Wolfgang Pauli sobre a concebida energia sutil permeando a relação mente-matéria. Desta maneira, além de enfatizar a necessidade de uma interpretação cientifica mais abrangente da realidade vivenciada, espera-se que o ser humano desperte para o significado implícito à sua existência e, então, conscientize-se da importância vital de preservar um estado de equilíbrio entre o próprio e o planeta. De fato, uma trajetória já iluminada: basta assimilar as lições da natureza e comungar pensamentos e atitudes sintonizadas com o mundo em constante transformação."
Autor

Contamos com a prestigiosa presença de todos os interessados no campo dos conhecimentos e das energias sutis.

Se possível confirmar presença pelo email: proext@ufrb.edu.br