Proexc/UFRB lança nova identidade visual inspirada em símbolos Adinkra
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Proexc/UFRB) lançou uma nova identidade visual para fortalecer a conexão com os territórios de identidade. Inspirada nos ideogramas Adinkra, da tradição Akan da África Ocidental, essa nova identidade busca alinhar imagem, atividades e objetivos da Proexc, unindo tradição e modernidade em uma comunicação coerente.
"Os símbolos Adinkra trazem consigo uma ancestralidade e espiritualidade profundas, carregadas de significados que conectam as pessoas. Cada símbolo possui sua própria identidade e significado, e é essa riqueza que queremos transmitir para fortalecer nossos laços e a nossa cultura," destacou o Pró-Reitor de Extensão e Cultura Danillo Barata.
Os símbolos Adinkra são conhecidos por refletirem valores, como sabedoria, criatividade e coragem. No sistema de identidade visual da Proexc, os ideogramas foram reinterpretados graficamente com ilustrações manuais para conectar identidade visual a conceitos ancestrais. A paleta de cores vibrante e natural tem o objetivo de refletir a paisagem e a cultura do Recôncavo.
Para Daniel Marques, coordenador de Cultura da Proexc, a mudança é um marco na comunicação da Proexc. "A nova identidade visual organiza e fortalece nossa comunicação, permitindo que sejamos facilmente identificados e reconhecidos. Nosso objetivo é construir um repertório visual que reflita a diversidade da nossa comunidade e aproxime ainda mais a Proexc das pessoas," afirmou.
Responsável pela criação da nova identidade visual junto a equipe da Proexc, Iansã Negrão, do escritório de designer Casa Grida, explicou o processo criativo: “abordamos o projeto em duas etapas. Primeiro, ajustamos a marca para alinhar com a identidade da universidade, focando na tipografia Roboto e aprimorando legibilidade e coesão visual. Em seguida, desenvolvemos um sistema visual modular, inspirado nos ideogramas Adinkra, um sistema de escrita africano rico em significado”.
Cada módulo ou área de atuação da Proexc é associado a um símbolo Adinkra e uma cor, refletindo seus valores. Cultura e Arte usa o símbolo Ananse Ntontan na cor páprica, representando sabedoria e criatividade; Fomento e Apoio adota o Akoko Nan na cor rio, para simbolizar disciplina; Programas utiliza o Kwatakye Atiko na cor marrom, simbolizando bravura; Equipamentos Culturais tem o Aya na cor verde-alga, representando resistência; Sistema adota o Dono Ntoaso na cor argila rosa, para ação unida; o coral usa o Akoben na cor roxa, para ação coletiva; Formação é representada pelo ideograma Sankofa, símbolo Adinkra de sabedoria, na cor rosa; Publicações usa o ideograma Ananse Ntontan, teia de aranha, que simboliza sabedoria e criatividade, e é utilizado na cor céu.
“O resultado é uma identidade visual que harmoniza tradição e modernidade, traduzindo a herança cultural ancestral em uma expressão contemporânea e palpável. Buscamos criar algo que não apenas respeitasse a história, mas que também se conectasse com o presente e o futuro da Proexc”, avalia Iansã Negrão.
O manual da nova identidade visual está disponível para consulta no site da Proexc. A conta da Pró-Reitoria no Instagram também explica os ideogramas e símbolos que inspirram a contrução do sistema de identidade vissual. Além da divulgação virtual, os produtos com a nova identidade visual já começaram a circular nos eventos da UFRB apoiado pelos editais da Proexc.
Redes Sociais