Reunião no CAHL encerra ciclo de debates sobre a inserção da extensão nos currículos
Entre os dias 5 e 19 de novembro, as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Graduação (Prograd) visitaram todos os centros de ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para dialogar com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de graduação. O ciclo de encontros, encerrado na última terça-feira (19) no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), teve como pauta a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da instituição.
As reuniões tiveram como objetivo acompanhar o processo de reformulação curricular dos cursos de graduação e buscar soluções para os desafios apresentados pela comunidade acadêmica. Os encontros contaram com a participação de representantes da Proexc, como a coordenadora de Extensão Universitária, Maria da Conceição Soglia, e a pedagoga e chefe do Núcleo de Cultura e Territórios, Tábata Figueiredo, além de representantes da Prograd, incluindo a Pró-Reitora de Graduação, Carolina Fialho, e a Coordenadora de Ensino e Integração Acadêmica, Alessandra Queiroz de Almeida. No CAHL, Soglia ressaltou a relevância da participação ativa dos docentes nesses momentos de diálogo, destacando sua contribuição para esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre a implementação da curricularização da extensão na UFRB.
O ciclo de reuniões foi uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Implantação da Curricularização da Extensão Universitária nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFRB. A comissão é composta por representantes da Proexc, Prograd, Surac e pelos gestores de Extensão e Ensino.
Desde 2016, a universidade tem trabalhado coletivamente na inserção da extensão universitária nos currículos dos cursos de graduação, com objetivo de atender a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Esse esforço culminou na aprovação da Resolução 025/2021 do Conselho Acadêmico (CONAC/UFRB), que regulamenta a política de curricularização da extensão e estabelece sua inclusão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Essa resolução representa um avanço significativo ao promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer o diálogo entre os saberes acadêmicos e as práticas populares.
A curricularização da extensão é um instrumento para democratizar o conhecimento, estreitar os laços entre a universidade e as comunidades locais e incentivar a produção de saberes científicos, tecnológicos e culturais conectados às realidades regionais. A política de curricularização em andamento na UFRB contribui para uma formação mais cidadã, ética e solidária dos estudantes de graduação.
Para apoiar a implementação da Política de Curricularização da Extensão, a UFRB disponibiliza em seu site oficial diversos materiais de orientação. Entre eles, destaca-se o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB, elaborado pela Proexc, Prograd e Superintendência de Registros Acadêmicos (SURAC). O guia reúne conceitos, diretrizes e orientações práticas para a inclusão da extensão nos PPCs, respeitando as especificidades de cada área de conhecimento e a autonomia pedagógica dos cursos.
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