Comunidade acadêmica de Cruz das Almas recebe atendimento preventivo do PSF

Publicado: Quarta, 17 Março 2010 04:51
O Posto de Saúde da Família (PSF) da Sapucaia  e os estudantes do 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Maria Milza (FAMAM) vacinaram, durante todo o dia de hoje, a comunidade acadêmica da UFRB. O atendimento aconteceu no pátio do prédio da Reitoria, no Campus Cruz das Almas.
As vacinas disponíveis foram as ADT (difteria e tétano), Duplaviral (caxumba e rubéola), contra a febre amarela e hepatite B. O atendimento foi gratuito e a equipe prometeu repetir a visita, mas ainda não há data certa.

Segundo o estudante de enfermagem Josadaque Braga, que cumpre seu estágio supervisionado no PSF, essa campanha é importante para que se possa imunizar a comunidade e controlar essas doenças, além de divulgar o trabalho do PSF. O estudante ressalta a importância de se guardar o cartão de vacinação.

O atendimento da PSF se estende à comunidade com serviços variados como vacinação, curativo, pré-natal, preventivo, atendimento de enfermagem e médico, verificação de glicemia, aferição de pressão, além de distribuição de medicamento conforme necessidade do paciente, de preservativos e controle de natalidade, e encaminhamento a serviços médicos especializados.

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 (Gripe Suína) já foi iniciada. A população deve ficar atenta ao período de vacinação prestando atenção ao grupo que pertence: “O primeiro grupo, que são os profissionais de saúde, já estão sendo vacinados até o dia 19 de março. A população que tem idade entre 6 e menores de 2 anos, gestantes e com doenças crônicas, será entre os dias 22 /03 a 02/04;obesos e portadores de doenças imunodepressivas, entre os dias 22/03 a 04/04; entre 20 e 39 anos entre 5 e 23 de abril; e maiores de 60 anos, de 24 de abril a 07 de maio” explicou Josadaque.