Aula Inaugural do Mestrado em Solos e Qualidade dos Ecossistemas

Publicado: Sexta, 19 Março 2010 05:01
Aconteceu nesta quinta feira 18/03, aula inaugural do Mestrado em Solos e Qualidade dos Ecossistemas no anfiteatro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus de Cruz das Almas.

A abertura teve como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Brasil: o Nordeste e a Pós-Graduação em perspectiva, em palestra proferida pelo professor José Osvaldo Siqueira, professor da Universidade Federal de Lavras e diretor de programas temáticos do CNPq.

A aula contou, ainda, com a participação do professor da UFRGS, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2; do professor e coordenador do PPG em Ciências do Solo da UFRPE, Clistenes Willians Araújo do Nascimento; do professor da EALQ/USP, Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni; O professor Ricardo Espindola Romero, da UFC; e José Maria de Lima, segundo líder do grupo de pesquisa Pedologia e Qualidade Ambiental e professor da Universidade Federal de Lavras.

O Mestrado é uma parceria entre o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB. O Programa conta com 8 estudantes de vários estados e com formação diversa, já selecionados e em atividade. Os coordenadores são os professores José Antônio Gonzaga Santos e Oldair Del'arco Vinhas Costa.