A UFRB esteve presente, junto com a UEFS e a UNEB, em reunião com o Secretário de Educação do Estado para apresentar o Projeto da UNIPOP-Bahia

Publicado: Terça, 27 Julho 2010 05:43
Representando o Magnífico Reitor Paulo Gabriel Nacif, a Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT, Val Rocha, se fez presente em reunião com a Equipe inter-institucional (UEFS, UNEB, DISOP, UFRB) e o Secretário de Educação do Estado, Oswaldo Barreto, onde foi apresentado ao Secretário e seus Assessores, o projeto da Primeira Universidade Popular da Bahia, a UNIPOP-Bahia. O Professor da UEFS e Ex-Secretário de Estado Ildes Ferreira informou ao secretário Barreto sobre os avanços na implantação do projeto piloto que dará início à UNIPOP-Ba, com um curso na área de gestão e administração pública, com duração de 3 anos, com foco no público dos movimentos sociais e prefeituras municipais, e que terá como novidade a proposta da Pedagogia da Alternância e a Pesquisa como princípio pedagógico. O projeto inicial conta com o apoio financeiro do Governo da Bélgica, através da parceria instituída pela DISOPBRASIL (Instituto de Cooperação Belgo-Brasileira para o Desenvolvimento Social). A Chancela para a certificação dos estudantes será da UNEB. As aulas deverão ocorrer na UEFS com a participação de professores das três Universidades envolvidas.

A Comissão organizadora da UNIPOP-Ba busca apoio da SEC-Ba para a realização, ainda este ano, do primeiro seminário internacional sobre avanços no ensino superior, com participação de experiências exitosas da França, Bélgica e também do Brasil nos Estados do Paraná e da Paraíba. Uma oportunidade para aprofundamento sobre os projetos e propósitos das universidades públicas e de como estas estão respondendo aos desafios contemporâneos.