PROEXT seleciona bolsistas para atuarem no TOPA

Publicado: Quarta, 03 Dezembro 2008 11:16
A Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT (veja o Edital) está selecionando alunos de graduação que desejam exercer atividades extensionistas como alfabetizadores de jovens e adultos, no Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia em parceria com a UFRB.

A PROEXT está oferecendo cinco vagas. O aluno precisa ter afinidade com ações de ensino, pesquisa e extensão,  voltadas para a docência e ter interesse e sensibilidade com o ato de alfabetizar adultos. Para ser um alfabetizador do TOPA é preciso ter no mínimo 12 horas disponíveis no turno noturno, organizar uma turma de jovens e adultos que desejam se alfabetizar e um espaço para que a turma funcione. A bolsa é paga pelo FNDE.

ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE TURMAS E LOCAL

Os alunos interessados devem procurar a Coordenadoria de Cultura na PROEXT, Val Rocha, Kátia Leão ou Sara, para maiores esclarecimentos. Adiantamos que as turmas dos alunos da UFRB deverão funcionar na própria UFRB, no Campus de Cruz das Almas, à noite. Quanto à criação das turmas, alguns projetos que estão sendo executados na UFRB oferecem condições para alfabetizar.

ESCLARECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO

A formação para os alfabetizadores é de 60 horas, sendo 40 em janeiro, oferecidas em uma semana, e 20 em março, oferecidas em dois dias.