Cultura e Educação

Publicado: Quarta, 08 Julho 2009 07:25

COORDENADORIA DE CULTURA E EDUCAÇÃO

A Coordenadoria de Cultura e Educação coordena e incentiva, junto à comunidade acadêmica, ações e atividades de extensão relacionadas aos campos da educação, cultura, comunicação e direitos humanos; articula iniciativas acadêmicas de extensão com as políticas públicas para essas áreas específicas; desenvolve programas e projetos de extensão voltados para a comunidade acadêmica e sociedades locais; e apóia e orienta a política de comunicação da PROEXT.

Programas e Projetos relacionados à Coordenação

TOPA – PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO

O TOPA é um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, promovido para todos os Territórios do Estado, em parceria com os poderes públicos municipais, os movimentos sociais e as instituições públicas e Privadas de Ensino Superior, as quais são convidadas como Unidades Formadoras que dão a formação e o acompanhamento aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, além dos intérpretes de LIBRAS.
A Coordenação de Cultura e Educação da PROEXT desenvolve a Coordenação Geral e Administrativa do Programa, ficando a Coordenação Pedagógica a cargo da Professora Ana Rita Santiago do Centro de Formação de Professores-CFP.
O Programa iniciou na UFRB em 2007, com ações desenvolvidas em 2008-2009, atendendo mais de 1 300 alfabetizadores e Coordenadores de turmas, em 10municípios do Recôncavo da Bahia: São Felipe, Sapeaçu, Cruz das Almas, Gov. Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragogipe e Santo Amaro.

A previsão é o atendimento a mais de 15 mil jovens e adultos do Recôncavo.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES

Esse Programa é formado por projetos e ações de extensão que têm como objetivo a pesquisa e extensão aplicadas em comunidades, com experiências, métodos e práticas pedagógicas em alfabetização, acompanhadas e avaliadas processualmente por docentes e alunos bolsistas e/ou voluntários, interessados nessa área específica da educação básica.
Uma outra vertente do Programa é a formação de alfabetizadores e coordenadores que atuam em Programas governamentais de sustentação das políticas públicas de educação.

PROGRAMA QUINTA DE OUTRAS PALAVRAS

O Quintas é um Programa Cultural destinado à comunidade interna da UFRB e à sociedade em geral, que visa à atualização em política, cultura e sociedade contemporânea, e ao desenvolvimento do senso crítico e estético, estimulando a sensibilidade, a formação de platéia e a capacidade de compreender os elementos subjetivos intrínsecos às manifestações artísticas e culturais da humanidade.

Atualmente o Quintas promove o Café Cultural e Seções de Cinema, com debates.

PROJETO MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

A Coordenação de Cultura e Educação da PROEXT está desenvolvendo um projeto de extensão em parceria com o Ministério de Educação – MEC na elaboração de um livro com atividades pedagógicas, um piloto de programa de rádio e um vídeo educativo com o tema “Agricultura Familiar e Educação do Campo” destinados a formação dos professores e professoras das escolas públicas rurais de todo o Brasil. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar de professores da UFRB e alunos bolsistas.
O Projeto está sendo desenvolvimento por quatro Universidades Federais: a UFSC/ Santa Catarina está responsável pelos materiais destinados à formação de gestores públicos; a UFPE/ Pernambuco está produzindo materiais para formação da sociedade civil, como Conselhos de Educação; a UFBA/Bahia e a UFRB estão responsáveis pelos materiais didáticos destinados à formação dos educadores das escolas do campo ou que atendam as populações do campo. A UFBA se responsabilizou pela produção dos pressupostos teóricos e didático-metodológico da Educação do Campo, além de um livro sobre o ensino de Matemática. A UFRB está com a responsabilidade de apresentar um material impresso e audiovisual sobre a Agricultura Familiar, revelando o rico universo cultural, produtivo, ético-social e geográfico das populações agricultoras que residem ou sobrevivem do campo.

O Objetivo da Secretaria de Educação e Diversidade/SECAD do MEC é subsidiar a política pública para a educação do campo, gerando materiais didáticos para as escolas públicas da educação básica que atendem as populações infantis e juvenis do campo, para orientar os projetos políticos pedagógicos dessas escolas, aproximando-as da realidade e cultura dos povos do campo.