Publicado: Terça, 04 Outubro 2011 15:04

Cabe a esta Coordenadoria articular, acompanhar, controlar e promover junto aos Centros de Ensino da UFRB, ações extensionistas relacionadas às temáticas: ciência, tecnologia social, trabalho, economia solidária, saúde e meio ambiente, integrando a comunidade acadêmica e a sociedade.

A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social é composta pelos seguintes Núcleos:

• Núcleo de Gestão em Extensão em Tecnologia Social;
• Núcleo de Gestão em Extensão em Trabalho e Economia Solidária;

Gestora: Ana Georgina Peixoto Rocha
anageorocha@gmail.com
Núcleo de Gestão em Saúde e Meio Ambiente;
Gestora: Daniela Biscarde
danbiscarde@yahoo.com.br

AÇÕES ESTRATÉGICAS DESTA COORDENADORIA

Atividade Articulação do Convênio de Cooperação em Ações de Extensão com a Universidad Autônoma del Chapingo/ México.
Objetivo Ampliar parcerias para consolidar estágios de vivência na área de extensão na UFRB e articulação com os docentes para futuros cursos
de extensão.

Atividade Projeto Popularização de Oficinas Comunitárias - POC
Objetivo Ampliar as parcerias com o poder público e privado, através de ações de extensão universitária.
Resultado da Ação Realização de Cursos de Extensão com temática PLANTAS MEDICINAIS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

Atividade SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Objetivo Apoiar as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia e articulação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a agência de Fomento FAPESB
Resultado da Ação Realização da Semana de Ciência e Tecnologia nos Centros da UFRB.

Atividade PROGRAMA ERVAS
Objetivo Articular as Comunidades Rurais do Recôncavo no desenvolvimento de cadeias produtivas de Plantas Medicinais
Resultado da Ação 400 famílias participantes do Programa. Em andamento.

Atividade PROGRAMA DE VIVÊNCIA VIVER SUS

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: CRUZ DAS ALMAS, SANTO ANTÔNIO DE JESUS, AMARGOSA, MOTUÍPE.

DADOS DOS PROJETOS:

Projeto ERVAS – Ervanário Regional de Valorização da Agroecologia Familiar e da Saúde – tem como objetivo promover a integração e o fortalecimento da agroecologia no âmbito da agricultura familiar no Recôncavo da Bahia. Atua por meio do cultivo de plantas medicinais e diversificação da produção, assim como realiza o resgate do conhecimento tradicional sobre estas plantas e a sua correlação ao saber científico. O Projeto também visa proporcionar a diminuição dos gastos do poder público municipal com a aquisição de medicamentos convencionais, disponibilizando manipulados elaborados a partir das plantas medicinais, adquiridas dos agricultores familiares, aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Atua nos municípios de Cruz das Almas, Amargosa e Santo Antônio de Jesus/BA.

POC – O Projeto Popularização de Oficinas Comunitárias, tem por objetivo atender as especificidades de um trabalho comunitário articulado e bem estruturado, dando o apoio necessário ao desenvolvimento de agentes gestores e multiplicadores de ações e informações essenciais para o desenvolvimento humano e sustentável de diversos grupos sociais, com enfoque prioritário no tema Plantas Medicinais. Atua nos municípios de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

Algumas fotos para divulgação:

{morfeo 3}