2010 a 2015

Clarivaldo Santos de Sousa

Publicado: Quarta, 29 Novembro 2023 17:31 , Última Atualização: Quarta, 29 Novembro 2023 17:41 | Acessos: 96

Prof. Dr. Clarivaldo Santos de Sousa

Diretor do Centro de Formação de Professores da UFRB
Possui graduação em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1996), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA (2000) e doutorado em Química Analítica, também pela Universidade Federal da Bahia (2004). Especializado em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Atuou como docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências desde 2002 a 2009. Dentre as principais funções administrativas, atuou como Gerente Geral dos Laboratórios da FTC entre 2005 e 2008 e Coordenador de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) na Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC). Desempenhou a função de Gerente Administrativo da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, onde respondeu como gerente da Qualidade. Nesta mesma instituição, atuou como membro do Comitê Gestor do Programa de Gestão Integrada em Saúde, Meio Ambiente e Segurança (Programa FTC-VERDE), tendo desenvolvido várias ações de responsabilidade socioambiental. Também exerceu a função de Coordenador de Cursos na Universidade Tiradentes (UNIT), onde respondeu pelos cursos de Graduação em Tecnologia de Petróleo e Gás e Graduação em Tecnologia da Segurança no Trabalho. Lotado atualmente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuou como professor da cadeira de Química Analítica no Centro de Formação de Professores, onde desenvolveu as seguintes funções acadêmico/administrativas: a) Diretor do Centro de Formação de Professores entre 2010 e 2018 (dois mandatos); Presidente de Comissão de Ética Pública durante os períodos de 2011 a 2018 (dois mandatos); Presidente do Conselho Curador no período de 2010 a 2013; Presidente da Comissão responsável pela implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFRB, dentre outras ações. Coordenador do Projeto de Pesquisa PIBID/Química no período de 201 a 2018; Coordenador do Projeto de Pesquisa Produção de Biocombustível a Partir de Óleos Vegetais, dentre outros. Lotado atualmente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC/UFRB), atua como Coordenador da Área de Conhecimento Química e Bioquímica. Na pesquisa, tem experiência na área de Análises Química, com ênfase em Instrumentação Analítica e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes ramos de atividade/pesquisa: Monitoramento Ambiental; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Desenvolvimento de Sistemas de Automação em Química Analítica e Aplicação de Ondas Ultrassonoras aos Sistemas de Análise Química. (Ver Curriculo Lattes)

Profa. Dra. Dyane Brito Reis Santos

Profª. Drª. Dyane Brito Reis Santos
Vice-Diretora do Centro de Formação de Professores da UFRB
Professora Associada III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2020-2024). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios(POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação(UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e possui Graduação também em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998). É Vice Líder do Observatório de Política Social e Serviço Social (OPSS - UFRB) e Membro Pesquisadora do Programa A cor da Bahia (UFBA). Integra o projeto Who Cares? Rebuilding Care in a Post Pandemic World, que envolve uma articulação entre Brasil, Canadá, Colômbia, França, Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil o Projeto está sediado no Cebrap/SP. Entre as suas produções mais recentes destaca-se a Avaliação das Políticas Afirmativas no Ensino Superior no Brasil e os 10 anos da Lei de Cotas (Lei 12.711).(Ver Curriculo Lattes)