2015 a 2018

Clarivaldo Santos de Sousa

Publicado: Quarta, 29 Novembro 2023 17:50 , Última Atualização: Quarta, 29 Novembro 2023 17:52 | Acessos: 100

Prof. Dr. Clarivaldo Santos de Sousa

Diretor do Centro de Formação de Professores da UFRB
Possui graduação em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1996), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA (2000) e doutorado em Química Analítica, também pela Universidade Federal da Bahia (2004). Especializado em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Atuou como docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências desde 2002 a 2009. Dentre as principais funções administrativas, atuou como Gerente Geral dos Laboratórios da FTC entre 2005 e 2008 e Coordenador de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) na Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC). Desempenhou a função de Gerente Administrativo da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, onde respondeu como gerente da Qualidade. Nesta mesma instituição, atuou como membro do Comitê Gestor do Programa de Gestão Integrada em Saúde, Meio Ambiente e Segurança (Programa FTC-VERDE), tendo desenvolvido várias ações de responsabilidade socioambiental. Também exerceu a função de Coordenador de Cursos na Universidade Tiradentes (UNIT), onde respondeu pelos cursos de Graduação em Tecnologia de Petróleo e Gás e Graduação em Tecnologia da Segurança no Trabalho. Lotado atualmente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuou como professor da cadeira de Química Analítica no Centro de Formação de Professores, onde desenvolveu as seguintes funções acadêmico/administrativas: a) Diretor do Centro de Formação de Professores entre 2010 e 2018 (dois mandatos); Presidente de Comissão de Ética Pública durante os períodos de 2011 a 2018 (dois mandatos); Presidente do Conselho Curador no período de 2010 a 2013; Presidente da Comissão responsável pela implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFRB, dentre outras ações. Coordenador do Projeto de Pesquisa PIBID/Química no período de 201 a 2018; Coordenador do Projeto de Pesquisa Produção de Biocombustível a Partir de Óleos Vegetais, dentre outros. Lotado atualmente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC/UFRB), atua como Coordenador da Área de Conhecimento Química e Bioquímica. Na pesquisa, tem experiência na área de Análises Química, com ênfase em Instrumentação Analítica e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes ramos de atividade/pesquisa: Monitoramento Ambiental; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Desenvolvimento de Sistemas de Automação em Química Analítica e Aplicação de Ondas Ultrassonoras aos Sistemas de Análise Química. (Ver Curriculo Lattes)

Profª. Drª. Giovana Carmo Temple

Vice-Diretora do Centro de Formação de Professores da UFRB
Doutora em filosofia pela UFSCar, mestre em Filosofia pela UNESP/Marília, bacharel e licenciada em Filosofia também pela UNESP/Marília. Bacharel em Direito pela UNIVEM. Visiting scholar da Universidade da Califórnia (UC-Berkeley) em 2019, sob supervisão do Professor Hans Sluga. Professora Associada II da Universidade do Recôncavo da Bahia, com atuação nas áreas de Filosofia Política, Ética e História da Filosofia Contemporânea. Membro permanente da Comissão de Organização do Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), do NUPEF-Núcleo de Pesquisa e extensão em Filosofia da UFRB e Integrante da Red Iberoamericana de Filosofia Política. Foi Coordenadora de Programas e Projetos de Extensão na Pró-reitoria de Extensão da UFRB ( (2012-205), Vice-diretora do Centro de Formação de Professores da UFRB (2015-2018) e Vice-coordenadora do Colegiado de Licenciatura em Filosofia da UFRB (2020-2022). Atualmente, é Coordenadora do Mestrado Profissional em Filosofia/ PROF-FILO do Núcleo CFP/UFRB (2022-2024) e Vice-Coordenadora (2021-2023) da Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação. (Ver Curriculo Lattes)

Prof. Dr. Amenson Trindade Gomes

Substituto Eventual da Vice-Direção
Possui graduação no curso de Bacharelado em Química e, Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Síntese Orgânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou como professor de Química Orgânica, Química Geral e Ciências do Ambiente na Faculdade Estácio - Unidade Gilberto Gil e como professor substituto na disciplina Química Orgânica na UFBA. Atualmente é Professor de Química Geral, Química Orgânica e áreas afins, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - Centro de Formação de Professores - CFP, localizada na cidade de Amargosa-BA. Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Química - UFRB durante os anos de 02/2015 a 02/2017 , Vice-Coordenador durante os anos de 06/2017 a 06/2019 e Coordenador durante 07/2019 à 08/2021. Durante os meses de outubro de 2022 à meados de julho de 2023 foi Coordenador da Área de Conhecimento Química, Tecnologia e Sociedade-CFP/UFRB. Atualmente é Coordenador do curso de Licenciatura em Química - CFP/UFRB. É um dos líderes do grupo de Pesquisa GPSNat - Grupo de Pesquisa em Química de Produtos Naturais e Síntese Orgânica, sendo responsável pela área de Síntese Orgânica. Nesta área realiza pesquisa em estudos na busca da melhor condição experimental para a rota sintética de compostos orgânicos bioativos ou não, empregando a Quimiomtria. (Ver Curriculo Lattes)