Os eventos integrados VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB e III Seminário Institucional da RP UFRB contarão com um espaço para apresentação oral de trabalhos para os seus participantes. Os trabalhos serão submetidos na modalidade Resumo Expandido contendo entre 600 e 1000 palavras. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Para submeter o trabalho, é necessário:
☛ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
No caso dos trabalhos com mais de um autor(a), deverão ser obrigatoriamente informados os nomes completos de todos(as) os(as) autores(as) na ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação, quem submete já é considerado primeiro autor.
Cada inscrito no evento poderá apresentar, no máximo, 4 (quatro) trabalhos como autor ou coautor, sendo que cada trabalho deverá ter o máximo de 5 (cinco) autores. Em caso de submissões acima do limite indicado, a Comissão Científica não considerará os trabalhos que, por ordem de inscrição, superarem o limite de 4 trabalhos por autor/coautor.
Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento em uma versão .doc sem identificação (versão cega) utilizando o modelo de template disponibilizado. Esses trabalhos serão encaminhados para avaliação de dois pareceristas do Grupo de Avaliadores.
Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos critérios de avaliação, constantes no quadro 01. Para os trabalhos serem aceitos, devem atingir pelo menos 12 (doze) pontos e serão classificados nas seguintes categorias: a) Aprovado (de 19 a 24 pontos); b) Aprovado com ressalvas (de 12 a 18 pontos) e c) Reprovado (11 pontos ou menos). Quando dois pareceres forem diferentes (Aprovado/Aprovado com ressalvas e Reprovado), o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista que definirá o status do trabalho.
No caso de ser Aprovado com ressalvas ou Reprovado, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores, que em caso de Aprovado com ressalvas tomarão as providências cabíveis (alterando e avaliando o proposto pelos pareceristas). O(s) autor(es) devem submeter a versão final dos trabalhos ACEITOS, ou seja, um novo arquivo em formato .doc COM IDENTIFICAÇÃO no site.
Aspectos Avaliados |
Pontuação |
1. Clareza na apresentação da pesquisa (ensaio teórico) ou experiência relatada. |
|
2. Clareza na formulação da questão de pesquisa ou objetivo(s). |
|
3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos compatíveis e adequados ao trabalho. |
|
4. Aspectos metodológicos compatíveis e adequados ao estudo. E em caso de relato de uma experiência, clareza na descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, da situação problema e do desenvolvimento dos fatos. |
|
5. Reflexões sobre os dados, sua análise ou temática do ensaio teórico. E em caso de relato de uma experiência, reflexões a partir de resultados observados. |
|
6. Clareza nas reflexões a respeito de resultados ou caminhos futuros. E em caso de relato de uma experiência se é relevante para a formação do professor. |
|
7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo. |
|
8. Formatação do texto conforme as normas do evento (mínimo de 600 e máximo de 1000 palavras, referências, tabelas e figuras, citações, uso do template, ...). |
|
Total da pontuação |
Quadro 01 – Aspectos avaliados nos Resumos Expandidos submetidos ao evento.
O Resumo Expandido, poderá versar a respeito do relato de uma experiência ou da socialização de uma pesquisa (em andamento ou que já possua dados analisados ou ensaio teórico).
O título do arquivo deverá conter o eixo temático (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E8, E9, E10 ou E11), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a). Por exemplo, E1_UFRB_Silva.doc; E4_UNEB_Santos.doc; E7_UESB_Oliveira.doc; E12_SECBA_Carneiro.doc.
Todos os resumos submetidos deverão conter de 600 a 1000 palavras. E devem apresentar os seguintes elementos sem necessariamente conter seções:
Os Trabalhos oriundos de pesquisas deverão conter: problemática e objetivo(s); aspectos teóricos e metodológicos; reflexões a respeito de resultados parciais ou finais (com exceção dos ensaios teóricos); conclusões e referências.
Os Trabalhos oriundos de relato de experiência deverão conter: uma contextualização da experiência a ser relatada, destacando objetivo(s) e aspectos teóricos que embasam a experiência, resultados observados, considerações finais e referências.
Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a um dos Eixos Temáticos do evento. Os Eixos Temáticos são:
Eixo 01 |
Iniciação à Docência na Formação de Professores |
Eixo 02 |
Práticas Ensino e Estágio na Educação Básica |
Eixo 03 |
Políticas de Formação de Professores, Currículo e interdisciplinaridade |
Eixo 04 |
Linguagens, Letramentos e Tecnologias Educacionais |
Eixo 05 |
Educação e Inclusão |
Eixo 06 |
Ensino de Ciências e Matemática |
Eixo 07 |
Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade |
Eixo 08 |
Formação docente na Educação do Campo |
Eixo 09 | Educação e Relações Étnico-raciais |
Eixo 10 | Educação, gênero e sexualidades |
Eixo 11 | Educação, Violências e Crises |
☛ Instruções específicas (Normas ABNT)
Comissão Científica do VII Fórum de Licenciaturas da UFRB.