Fechar
Processos seletivos UFRB seleciona estudantes para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos
Inscrições até 26/07/2024

UFRB seleciona estudantes para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos

Publicado: Segunda, 15 Julho 2024 14:42 , Última Atualização: Terça, 16 Julho 2024 13:21 | Acessos: 71
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), torna público o processo seletivo para estudantes do curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos na modalidade presencial para ingresso no semestre 2024.2.

O curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos do Parfor Equidade objetiva: Capacitar os alunos a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa escrita de forma apropriada, permitindo-lhes atuar como mediadores linguísticos eficazes para os estudantes surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas, que optem pela modalidade de educação bilíngue de surdos; Preparar os graduados para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, no qual tanto alunos surdos quanto ouvintes se sintam integrados e valorizados; Fornecer uma compreensão sólida das teorias e práticas de educação bilíngue, bem como das políticas educacionais relacionadas à inclusão de estudantes surdos; Preparar professores e gestores para promover parcerias eficazes com famílias de estudantes surdos, envolvendo-as no processo educacional e respeitando suas culturas e línguas.  Desenvolver habilidades de gestão educacional que permitam aos graduados liderar escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos e outras instituições de ensino que adotem a abordagem bilíngue para a educação de surdos e promover a sensibilização e a compreensão das questões culturais e identitárias dos surdos, capacitando os profissionais a respeitar e promover a identidade surda.

Serão ofertadas 70 vagas para candidatos que tenham concluído o ensino médio, prioritariamente surdos, e/ou servidores da educação básica que desejam ingressar em um curso de formação de professores a nível de graduação, distribuídas nos seguintes municípios: 35 (trinta e cinco) vagas alocadas na cidade polo de Laje - Bahia; e 35 (trinta e cinco) vagas alocadas na cidade polo Ipiaú - Bahia.

As vagas serão preenchidas conforme distribuição nas seguintes modalidades: 50% das vagas destinadas às pessoas surdas;  40% das vagas destinadas a servidores da rede pública (municipal ou estadual) das cidades polo e 10% das vagas destinadas à demanda social: pretos, pardos, indígenas (PPI), quilombolas e populações do campo.

As inscrições acontecem no período de 16 a 26/07/2024, gratuitamente, através do preenchimento do formulário eletrônico do Google disponível em: https://forms.gle/kgik4EjQvAjC7MDP9. No formulário de inscrição, o/a candidato/a deverá anexar a seguinte documentação, em um único arquivo no formato PDF: Documento de identificação com foto; Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Diploma de curso superior (para quem já possui uma graduação); Declaração de vínculo (efetivo ou contratado) com Secretaria de Educação do estado ou município, em caso de optar pelas vagas reservadas a servidores; Carta de Intenção no formato de vídeo (Libras ou português oral) - conforme as orientações descritas na Etapa de Seleção nos itens: 5.2, 5.3, 5.4 e 5.5 do edital.

Confira o Edital Nº 01/2024

Web Rádio CFP