Fechar
Processos seletivos UFRB seleciona estudantes para Licenciatura em Educação Quilombola
Inscrições até 26/07/2024

UFRB seleciona estudantes para Licenciatura em Educação Quilombola

Publicado: Terça, 16 Julho 2024 12:32 , Última Atualização: Terça, 16 Julho 2024 14:42 | Acessos: 29
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do curso de Licenciatura em Educação Quilombola, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), torna pública a abertura do Processo Seletivo Simplificado destinado a selecionar candidatos(as) para ingresso nos cursos de graduação na Educação Escolar Quilombola da UFRB, em Regime de Alternância, no semestre 2024.2.

O curso, presencial e em regime de alternância, tem como objetivo formar e habilitar professores/as pesquisadores/as em Licenciatura Escolar Quilombola no ensino superior, visando à atuação profissional nos anos iniciais do ensino fundamental sendo capaz de desenvolver projetos e ações escolares, bem como, atuar em projetos, pesquisas e atividades relacionadas às comunidades negras urbanas e rurais.

São oferecidas 80 (oitenta) vagas alocadas nas cidade polos: Bonito (30 vagas); Cachoeira (25 vagas) e Irará (25 vagas). As vagas serão preenchidas por ordem de prioridade:

1.  professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação básica nos municípios de Bonito (BA), Cachoeira (BA) ou Irará (BA) que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura);
  2. professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas que recebem alunos quilombolas da educação básica no município de Bonito (BA), Cachoeira (BA) ou Irará (BA) que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura);
  3. auxiliares de classe ou outros profissionais da educação (merendeiras, secretárias, porteiros, auxliares de serviços gerais e outros) quilombolas, que atuem escolas quilombolas públicas dos municípios de Bonito (BA), Cachoeira (BA) ou Irará (BA) e que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura); e
  4. professores(as) não quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação básica no município de Bonito (BA), Cachoeira (BA) ou Irará (BA) que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura);
  5. membros das comunidades quilombolas de Bonito (BA), Cachoeira (BA) ou Irará (BA) que tenham concluído o Ensino Médio (antigo 2º Grau), ou curso equivalente, e pretendam atuar como docentes na Educação Escolar Quilombola (demanda social) que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura).

Poderão se inscrever também, professores (as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação básica, de outros municípios, que não os indicados nos artigos 1º a 5º, que não possuam formação específica em nível superior (Licenciatura), entretanto a prioridade de preenchimento das vagas será para os inscritos/as e aprovados/as municípios de Bonito (Ba), Cachoeira (BA) e Irará (BA).

As inscrições estão abertas no período de 16/07 a 26/07/2024, por meio do formulário eletrônico do Google dísponivel no site: http://ufrb.edu.br/parforequidade/.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá:

1. Acessar o Formulário de Inscrição disposto no site: http://ufrb.edu.br/parforequidade/;
  2. Inserir corretamente os dados e escolher o polo e grupo prioritário a qual se inscreve, conforme indicado no edital;
  3. Indicar o local de realização da prova, dentre os municípios especificados, conforme indicado no edital;
  4. No ato da Inscrição, deverá ser anexado um arquivo único em pdf com os seguintes documentos: Documento de identidade válido e com foto (São considerados documentos de identidade válidos: a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/1997), a Carteira Profissionalexpedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, a cédula de identidade para estrangeirosemitida por autoridade brasileira ou a Carteira de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos)
  5. Imprimir ou salvar o comprovante de inscrição emitido pelo formulário.

Confira o  EDITAL Nº 01/2024

Web Rádio CFP