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O Curso

O Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação do Campo - Área do Conhecimento Ciências Agrárias é, antes de tudo, uma conquista do Movimento Nacional de Educação do Campo, fruto da articulação entre organizações sociais campesinas, universidades e poder público, que lutam pelos direitos humanos básicos nas áreas rurais do Brasil. Compreendendo que a Educação é um direito de todos e dever do Estado. Este projeto foi delineado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo (Resolução CNE/CEB 1, 03/04/2002); da Política Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA (Decreto nº 7.352, 04/11/2010); do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO (Minuta Original, 2006); e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9.394/1996).

A implantação das Licenciaturas em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo ocorre a partir da aprovação de projetos no edital no 02/2012 - SESU/SETEC/SECADI para o Centro de Formação de Professores, no Campus de Amargosa e o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, no Campus de Feira de Santana, respectivamente em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza/ Matemática, representou uma conquista dos movimentos sociais do campo no ambiente da comunidade acadêmica da UFRB.  O debate acerca da Educação do Campo na UFRB foi construído a partir de 2010, com o desenvolvimento da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial,  e com o Mestrado Profissional em Educação do Campo no Centro de Formação de Professores, com o propósito de intermediar o diálogo entre a diversidade do campo e o fazer pedagógico, visando contribuir para que professores das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo.

A constituição de cursos de graduação em Licenciatura em Educação do Campo na UFRB corrobora com o cumprimento de seu papel na formação da massa crítica necessária, que além de representar a ampliação das oportunidades de acesso ao ensino superior no Brasil, particularmente no estado da Bahia, propiciará a formação de profissionais em educação do campo.

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias ofertado nos turnos matutino e vespertino na UFRB, respeitando o perfil profissiográfico traçado, formará o Licenciado em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias para atuar em instituições escolares e não-escolares na docência em educação; no ensino básico nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas matérias de formação pedagógica, bem como na educação do campo, gestão educacional e área de ciências agrárias.

O licenciado em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias egresso deste processo formativo poderá atuar ainda na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares; na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; nas áreas emergentes do campo educacional e agrárias. O estudante da Educação do Campo trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Além dessa prerrogativa outras ajudam a delinear as competências e habilidades de que deve ser portador o educador(a) em educação do campo – área ciências agrárias.

Dados de Identificação do curso

CURSO: Curso Licenciatura (Plena) em Educação do Campo - Área do Conhecimento Ciências Agrárias

MODALIDADE: MODALIDADE: Presencial

FUNCIONAMENTO DO CURSO: o curso tem duração de quatro anos considerando diversas atividades em dois tempos: tempo universidade (TU), tempo comunidade (TC) e os seminários internos e externos e a inserção nos grupos e projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFRB.

A estrutura curricular do curso se fundamenta a partir de Núcleos formativos. Os componentes curriculares de cada Núcleo estão distribuídos por semestres. São Núcleos Formativos:

  1. Formação básica;
  2. Formação sociopolítica 
  3. Base integradora - Questão agrária;
  4. Formação de educadores/as (professores/as e gestores/as).

Cada semestre letivo será constituído de duas etapas do tempo formativo, totalizando 08 (oito) semestres que articulam os encontros presenciais aqui chamados de Tempo Universidade (TU) e os Tempos Comunidade (TC).

A divisão da carga horária seguirá a seguinte proporção: 80% para as aulas presenciais no Tempo Universidade (TU) e 20% para o Tempo Comunidade – TC.

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Integral

A Licenciatura em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias, será ofertada em etapas presenciais em regime de alternância regular de períodos de estudos procurando se aproximar o máximo possível da alternância integrativa.

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:

Tempo Mínimo: 08 Semestres

Tempo Médio: 10 Semestres

Tempo Máximo: 12 Semestres

OBJETIVOS

  • Formar educadores/as para atuar nas escolas do campo, no âmbito das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação Básica, junto às populações que vivem e trabalham no/do campo e na diversidade das ações pedagógicas necessários à promoção do desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil, tendo por prioridade garantir a formação inicial de professores/as em exercício nas escolas do campo;
  • Desenvolver estratégias de formação para a docência multidisciplinar a partir de uma organização curricular pautada na área do conhecimento Ciências Agrárias, com os fins previstos no art. 2º da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional);
  • Contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades rurais e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações do campo, socializando/elaborando novas alternativas de organização escolar e pedagógica para as escolas do campo;
  •  Estimular a pesquisa, a extensão e as ações afirmativas voltadas para as demandas da Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e demais parceiros na implementação desta licenciatura, de forma articulada com os cursos de Pós-Graduação existentes na UFRB: i) Lato sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro; ii) Mestrado Profissional em Educação do Campo;
  •  Possibilitar uma formação técnica-educacional em Ciências Agrárias, compatível com os saberes dominantes e as perspectivas de desenvolvimento aplicadas à realidade do campo tendo como foco a formação pedagógica e política e a Agroecologia e a Cooperação;

Considera-se aqui como escola do campo aquelas situadas na zona rural ou que atenda predominantemente a populações do campo, conforme Decreto nº 7.352, de 04/11/2010; Art. 1º § II)

Coordenação/ Equipe Técnica

Tiago Rodrigues Santos  (Coordenador)

Ricardo Pacheco Reis  (Vice-Coordenador)

Servidora Técnica

Josemary da Guarda de Souza

 

Telefone: (75) 3634-3921 (Sala do Colegiado da Licenciatura e do Mestrado em Educação do Campo)/ email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Avenida Nestor de Mello Pitta, nº 535. Caixa Postal-64. Bairro Centro. Amargosa, Bahia-Brasil. Cep:45300-000

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