Chamada de Trabalhos

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VIII ENAPEGS

As especificações definidas a seguir deverão ser observadas na elaboração e envio das propostas de trabalho, sob pena de exclusão do processo de avaliação, caso não sejam cumpridas.

TIPOS DE TRABALHOS

1. Serão aceitas propostas de trabalho nos seguintes formatos:

a) ARTIGOS (Comunicação Oral): artigos completos de autoria individual ou coletiva (até no máximo 3 coautores), resultantes de trabalhos de pesquisa concluídas ou em curso que poderão ser apresentados na modalidade de comunicação oral. Não serão aceitos ensaios sobre as temáticas dos GTs.

b) ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – IC ou TCC (Comunicação Oral ou Pôster): Esta modalidade tem o intuito de permitir que estudantes de graduação que estejam envolvidos em pesquisas ou tenham concluído trabalhos de conclusão de curso elaborem e submetam artigos, sem concorrência direta com trabalhos enviados por pesquisadores seniores. Os autores devem ser estudantes de graduação (graduandos ou já graduados durante o ano de 2012). Os artigos devem ter o mesmo formato dos artigos anteriormente descritos, com autoria individual ou coletiva (até no máximo 3 coautores), resultantes de trabalhos de conclusão de curso de graduação ou trabalhos de iniciação científica ou iniciação e desenvolvimento tecnológico (em andamento ou concluídos), a ser apresentados nas modalidades de comunicação oral ou pôster. Todos devem citar como coautor ou não o nome dos orientadores e possíveis apoiadores dos trabalhos.

c) RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (Comunicação Oral ou Pôster): Os relatos têm o intuito de abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas em gestão social, sejam elas desenvolvidas por governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas. Os trabalhos enviados para esta modalidade deverão descrever: práticas de ensino-aprendizagem ou intervenção social, realizadas e/ou em desenvolvimento explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçam as propostas.  Poderão ser apresentados: 1. Relato de professores e/ou alunos; 2. Relato de gestores; 3. Relato de equipes de intervenções sociais.

d) FILMES (Apresentação do filme seguida de debate): filmes de curta e longa metragem que apresentem produções audiovisuais de cunho sócio-político-cultural com base nas temáticas propostas nos GTs, com qualidade técnica reconhecida. Os filmes irão compor o Cine Gestão Social, no qual haverá debates com pesquisadores indicados pelos GTs que aprovarem trabalhos nestas modalidades.

 

2. Para todas as modalidades de trabalho só será aceita a submissão de trabalhos escritos completos.

3. Trabalhos apresentados na modalidade filmes (item 1.d) deverão seguir regras específicas propostas na chamada para o Cine Gestão Social.

 

FORMATO DOS TRABALHOS

4. As propostas devem ser apresentadas preferencialmente em língua portuguesa, também sendo possível a submissão em espanhol, francês e inglês, apenas para autores de outros países.

4.1 A língua oficial do evento será o português.  Os trabalhos aprovados em outras línguas deverão ser apresentados em português ou espanhol, devendo o autor-apresentador se responsabilizar por recursos para a tradução, se for necessária.  O evento não será responsável pela tradução das apresentações.

5. Autores e co-autores não devem ser identificados no corpo do trabalho ou em identificação oculta, sob pena de reprovação sumária do trabalho.

5.1 Na página do endereço eletrônico no qual o trabalho será submetido existem campos específicos para a identificação de até 04 (quatro) autores/co-autores e suas respectivas instituições.

6. Para cada trabalho submetido será gerada uma identificação e uma senha, com as quais os autores poderão oportunamente consultar a situação do trabalho;

7. O número de páginas deve seguir o estabelecido para cada modalidade, no formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm - margens superior e esquerda 3,0 cm, margens inferior e direita 2,0 cm), fonte Arial, corpo 12pt, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas).

8. Os trabalhos submetidos devem ter título, resumo com no máximo 250 palavras, palavras-chave (máximo de 3), texto, referências, anexos e apêndices (caso tenham), notas de fim (caso tenham), sendo nos seguintes tamanhos, conforme modalidades:

a) ARTIGOS (Comunicação Oral): O artigo deve se apresentado com o mínimo de 12 (doze) e o máximo de 16 (dezesseis) páginas, incluindo: título do trabalho; GT no qual se insere o trabalho; resumo; 03 (três) palavras-chave; texto do trabalho, incluindo ilustrações e tabelas (se houverem); referências seguindo as normas da ABNT; e, notas de final de texto, se for o caso. Iniciado logo após o título do trabalho, o resumo deverá ter no mínimo 200 (duzentas) e no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras em fonte Arial, corpo 12pt com espaçamento simples (entre caracteres e palavras). O resumo deverá expor o objetivo, base conceitual/teórica, a metodologia, principais resultados ou conclusões.

b) ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (IC ou TCC) (Comunicação Oral ou Pôster): Mesmo formato do Artigo, porém, com o número de páginas entre 08 (oito) e 12 (doze). Ao inserir o nome dos autores na área de submissão do trabalho deve-se identificar também o nome do professor orientador. Os avaliadores farão as recomendações de modo de apresentação (comunicação oral ou pôster) dos trabalhos aprovados.

c) RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (Comunicação Oral ou Pôster): deve conter de 4  (quatro) a 6 (seis) páginas (espaçamento simples), contemplando: título; eixo temático no qual se insere; em que consiste a prática (experiência, vivência) a ser relatada; em que contexto (social, cultural, ambiental, econômico) ocorre; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) na prática a ser relatada; resultados alcançados com a prática até o momento; o que se aprendeu com a experiência; relação da prática relatada com a gestão social e GT. Podem ser informados na proposta links para folder, site ou vídeos sobre a prática a ser relatada. Os avaliadores farão as recomendações de modo de apresentação (comunicação oral ou pôster) dos relatos aprovados.

d) FILMES (Apresentação do filme seguida de debate): verificar chamada específica para o Cine Gestão Social.

 

8. O título da proposta deve ser centralizado, estar em  negrito e em Letras Maiúsculas apenas nas Iniciais do Título, com Corpo12 pt, na Fonte Arial, com espaçamento simples.

9. Todos os trabalhos deverão seguir as normas da ABNT para citações e referências.

10. As notas devem ser incluídas como notas de final de texto em fonte Arial, corpo 10 pt, com espaçamento simples entre caracteres, palavras e linhas. Não serão aceitas notas de rodapé.

11.  As  propostas submetidas devem ser editadas em Word/Office ou em software livre correspondente, com extensão de arquivo tipo .doc ou .docx,  ou em programas com extensão de arquivo .odt. Recomenda-se que o tamanho do arquivo  não seja superior a 1,0 MB (megabyte) ou 1000 Kb (kilobites). [Atenção: serão reprovados os trabalhos enviados nas extensões .rtf e .pdf].

12.  Cada autor e/ou coautor só poderá submeter  no máximo  03 (três) trabalhos, independente  do formato submetido.

 

EIXOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHOS

13. Os trabalhos deverão ser submetidos nos eixos temáticos e grupos de trabalho aprovados para o evento (Verificar lista e ementa dos GTs).

14.  Os GTs receberão os seguintes formatos de trabalho:

EIXO 1 - Gestão Social, Formação e Culturas

GRUPO DE TRABALHO

ARTIGOS (Comunicação Oral)

IC ou TCC (Comunicação Oral ou Pôster)

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (Comunicação Oral ou Pôster)

FILMES (Apresentação do filme seguida de debate):

GT 1 - Cultura, arte e criatividade na gestão social

X

X

X

X

GT 2 - Gestão social de políticas culturais

X

X

X

X

GT 3 - Gestão Social, patrimônio e território: a experiência de comunidades tradicionais

X

X

X

X

GT 4 - Práticas inovadoras da gestão social em questões de gênero e diversidade sexual

X

X

X

X

GT 5 - Políticas de educação superior: interiorização, acesso e permanência

X

X

X

X

GT 6 - Gestão Social e educação do campo

 

X

X

 

 

 EIXO 2 -Gestão Social, Economia e Trabalho

GRUPO DE TRABALHO

ARTIGOS (Comunicação Oral)

IC ou TCC (Comunicação Oral ou Pôster)

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (Comunicação Oral ou Pôster)

FILMES (Apresentação do filme seguida de debate):

GT 7 - Cooperativismo e Economia Solidária

X

X

X

 

GT 8 - Empreendedorismo social e a gestão social: interfaces teóricas e práticas em curso

X

X

X

X

GT 9 - Tecnologias sociais: concepções, experiências e impactos no contexto brasileiro

X

X

X

X

GT 10 - Sustentabilidade, mercado e  sociedade

X

X

X

X

GT 11 -  Responsabilidade social corporativa política e implicações para gestão social

X

X

X

X

GT 12 - Trabalho, competências e empoderamento: refletindo sobre cidadania na gestão social

X

X

X

 

GT 13 - Gestão social, trabalho e dominação capitalista

X

 

 

 

 

 EIXO 3–Gestão Social, Políticas Públicas, Desenvolvimento e Relações Estado-Sociedade

GRUPO DE TRABALHO

ARTIGOS (Comunicação Oral)

IC ou TCC (Comunicação Oral ou Pôster)

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (Comunicação Oral ou Pôster)

FILMES (Apresentação do filme seguida de debate):

GT 14 - Movimentos sociais, democracia e gestão social

X

X

X

X

GT 15 - Juventudes e participação política

X

X

 

 

GT 16 - Modelos de proteção social e políticas sociais no campo da seguridade social brasileira

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X

X

X

GT 17 - Tendências no campo de públicas

X

X

 

 

GT 18 - Gestão social e governança territorial e ambiental em contextos locais ou regionais

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X

X

 

GT 19 - Gestão social do desenvolvimento: a perspectiva do território

X

X

X

 

GT 20 - Estado como indutor do desenvolvimento e ação pública: espaços de diálogo, decisão e ação

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X

 

 

 

 PRAZOS

15. O processo de seleção dos trabalhos atenderá ao seguinte cronograma:

ATIVIDADE

PRAZO

Divulgação da chamada de trabalhos

12/09/2013

Submissões de trabalhos

16/09/2013 à 17/11/2013

Divulgação dos trabalhos aprovados

21/12/2013

Inscrição para apresentação dos trabalhos aprovados

21/12/2013 à 10/02/2014

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

16.  Todas as submissões deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema de submissão de trabalhos do VIII Enapegs.  Em nenhuma hipótese serão aceitos trabalhos via e-mail.

17. Os melhores trabalhos de cada Eixo Temático serão encaminhados para fast track em diversas revistas científicas.

18.  Casos omissos nesta proposta serão deliberados pela Coordenação Científica do evento.

 

Cachoeira, 10 de outubro de 2013.

 Coordenação Científica do VIII Enapegs

 Baixe aqui a chamada de trabalhos em PDF