Chamada para Propostas de Grupos de Trabalho
ENCERRADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE GRUPOS DE TRABALHO! CONSULTE OS GTs APROVADOS E A CHAMADA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS.
A Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) convida pesquisadores, professores e gestores do campo da gestão social e de áreas afins para submeterem propostas de Grupos de Trabalho (GT) que comporão e definirão a programação científica do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Enapegs) conforme as especificações desta chamada. O evento será realizado de 28 a 30 de abril de 2014, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira-BA, tendo como tema central Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras.
A seleção pública das propostas será realizada pela Coordenação Científica do Enapegs, composta pelos seguintes professores-pesquisadores:
Edgilson Tavares de Araújo (UFRB – coordenação geral)
Genauto Carvalho França-Filho (UFBA – coordenação geral)
Rosana de Freitas Boullosa (UFBA – coordenação geral)
Airton Cardoso Cançado (UFT)
Aldaíza Sposati (PUC-SP)
Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo (UFRB)
Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos (UNAMA)
Andrea Leite Rodrigues (EACH-USP)
Ariádne Scalfoni Rigo (UFBA)
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PUC-MG)
Daniela Abreu Matos (UFRB)
Edson Sadao Iizuka (FEI)
Fernando de Souza Coelho (EACH-USP)
Fernando Guilherme Tenório (Ebape-FGV)
Horácio Hastenreiter Filho (UFBA)
Ivana Tavares Muricy (UFRB)
Ives Romero Tavares do Nascimento (UFBA)
Jeová Torres Silva Jr (UFCA)
José Roberto Pereira (UFLA)
Lamounier Villela (UFRRJ)
Luciano Prates Junqueira (PUC-SP)
Lys Maria Vinhaes Dantas (UFRB)
Maria Amélia Jundurian Corá (PUC-SP)
Mário Vasconcelos Sobrinho (UFPA)
Mário Aquino Alves (FGV)
Marilene Maia (UNISINOS)
Mariângela Belfiore Wanderley (PUC-SP)
Ósia Alexandrina Vasconcelos Duran Passos (UFRB)
Patrícia Mendonça (EACH-USP)
Paula Chies Schommer (UDESC)
Rosa Maria Fischer (USP)
Rosinha da Silva Machado Carrion (UFRGS)
Sylmara Lopes F. Gonçalves Dias (EACH-USP)
Valeria Giannella Alves (UFCA)
Tânia Fischer (UFBA)
Regras para a submissão de propostas de Grupos de Trabalho (GTs)
Da formação dos Grupos de Trabalho:
1. Os GTs poderão ser propostos e coordenados por no mínimo 02 (dois) e no máximo 5 (cinco) pesquisadores, sendo pelo menos 2 (dois) com título de doutor. Os pesquisadores devem ser, preferencialmente, de diferentes organizações públicas e privadas, atuantes ou não como docentes do ensino superior, com reconhecida produção científica e tecnológica sobre gestão social e temas afins. Serão considerados diferenciais positivos nas propostas: a diversidade institucional, a atuação dos proponentes em distintas áreas e subáreas de conhecimento, cursos, cidades e estados.
2. Cada proponente de GT poderá submeter propostas e atuar como coordenador de apenas um GT, não sendo impedido de submeter trabalhos em diferentes modalidades para o próprio GT e para outros.
3. Os membros da Coordenação Científica do VIII Enapegs poderão participar e propor GTs, seguindo as regras aqui estabelecidas, sendo impedida a formação de GTs coordenados exclusivamente por estes.
Dos prazos para submissão:
4. As submissões devem ser feitas por meio do preenchimento e envio do formulário anexo devidamente preenchido, no período de 12 a 03 de setembro de 2013, até o horário limite de 23h59, para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
5. Em nenhuma hipótese haverá prorrogação deste prazo, considerando a necessidade de divulgação da chamada pública de trabalhos.
Do conteúdo e formato das propostas:
6. Todos os GTs devem propor temas com o foco central na gestão social e o estabelecimento de diálogos com diferentes temáticas/problemáticas específicas tratadas sob distintos olhares epistemológicos e ontológicos nas diferentes áreas e campos de conhecimento. Deverão ser evitadas propostas muito genéricas, que possam levar à perda de foco na gestão social (por exemplo: “políticas públicas”, “desenvolvimento” etc). É importante delimitar melhor o tema, como, nestes casos, “gestão social das políticas de gênero”, “formas de intervenção para o desenvolvimento territorial”, respectivamente.
7. A ementa da proposta deverá ser redigida de forma clara e objetiva, em, no máximo, 250 palavras, explicitando as prioridades de discussão da temática proposta.
8. Cada proposta deverá indicar quais os formatos de trabalhos que serão aceitos pelo GT, dentre os seguintes possíveis:
a. ARTIGOS (Comunicação Oral ou Pôster): artigos completos de autoria individual ou coletiva (até no máximo 3 coautores), resultantes de trabalhos de pesquisa concluídas ou em curso que poderão ser apresentados nas modalidades de comunicação oral ou pôster. Não serão aceitos ensaios sobre as temáticas dos GTs.
b. ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Comunicação Oral e Pôster): Esta modalidade tem o intuito de permitir que estudantes de graduação que estejam envolvidos em pesquisas ou tenham concluído trabalhos de conclusão de curso elaborem e submetam artigos, sem concorrência direta com trabalhos enviados por pesquisadores seniores. Os autores devem ser estudantes de graduação (graduandos ou já graduados durante o ano de 2012). Os artigos devem ter o mesmo formato dos artigos anteriormente descritos, com autoria individual ou coletiva (até no máximo 3 coautores), resultantes de trabalhos de conclusão de curso de graduação ou trabalhos de iniciação científica ou iniciação e desenvolvimento tecnológico (em andamento ou concluídos), a ser apresentados nas modalidades de comunicação oral ou pôster. Todos devem citar como coautor ou não o nome dos orientadores e possíveis apoiadores dos trabalhos.
c. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: O relatos têm o intuito de abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas em gestão social, sejam elas desenvolvidas por governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas. Os trabalhos enviados para esta modalidade deverão descrever: práticas de ensino-aprendizagem ou intervenção social, realizadas e/ou em desenvolvimento explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçam as propostas. Poderão ser apresentados: 1. Relato de professores e/ou alunos; 2. Relato de gestores; 3. Relato de equipes de intervenções sociais.
d. FILMES: filmes de curta e longa metragem que apresentem produções audiovisuais de cunho sócio-político-cultural com base nas temáticas propostas nos GTs, com qualidade técnica reconhecida. Os filmes irão compor o Cine Gestão Social, no qual haverá debates com pesquisadores indicados pelos GTs que aprovarem trabalhos nestas modalidades.
9. Para todas as modalidades de trabalho só será aceita a submissão de trabalhos escritos completos, seguindo as regras a serem divulgadas posteriormente em outra chamada pública.
10. Posteriormente, serão lançadas as normas para submissão de outras atividades que poderão compor a programação científica do evento, tais como mesas e oficinas.
11. Cada proposta deverá apresentar um conjunto mínimo de dez avaliadores (preferencialmente doutores) já designados para avaliação dos trabalhos a serem submetidos ao GT.
Da avaliação das propostas:
12. A Coordenação Científica selecionará os GTs de acordo com os seguintes critérios: pertinência e inovação da temática para a produção de conhecimentos em gestão social; caráter interdisciplinar e interinstitucional da proposta; capacidade de articulação e formação de rede de pesquisadores sobre temáticas específicas; produção científica e tecnológica dos proponentes dos GTs.
13. A Coordenação é soberana para a análise e aprovação das propostas de GTs, não cabendo qualquer tipo de recurso.
14. A Coordenação poderá propor a junção e fusão de GTs, cuja aceitação dependerá das partes proponentes que serão consultadas previamente. Poderão ser realizados contatos da Comissão com os proponentes via e-mail e Skype.
15. A quantidade máxima de trabalhos em diferentes modalidades a ser aprovada pelos GT será definida pela Coordenação, considerando o número máximo de trabalhos a serem apresentados no evento (120 trabalhos).
16. Até o dia 07 de setembro de 2013 serão publicados os resultados finais da seleção dos GTs e a chamada pública para trabalhos.