Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PROEXC colaborou com a produção de dossiês sobre extensão rural

Publicado: Quinta, 16 Março 2023 10:54

O Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural é um coletivo autônomo, voluntário e sem fins econômicos, formado por docentes da disciplina de Extensão Rural e disciplinas afins, vinculados a instituições de ensino públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. Neste espaço, a UFRB está representada pelas professoras Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFRB, e Daiane Loreto de Vargas, gestora do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias da Proexc e membro da coordenação nacional do Fórum.

Para contribuir com a atualização das referências sobre o ensino, a pesquisa e a política de Extensão Rural, o Fórum publicou dois dossiês temáticos. O dossiê “Reconfigurações e alternativas para as políticas e os processos de Assistência Técnica e Extensão Rural", publicado na Revista Emancipação, reuniu uma entrevista e oito artigos científicos. Além de buscar fornecer referências bibliográficas atualizadas para o ensino da Extensão Rural, o dossiê também debate sobre as transformações contemporâneas nas políticas, instituições e ações da Extensão Rural. A publicação foi organizada pelas professoras Daiane Loreto de Vargas, UFRB, Regina Aparecida Leite de Camargo, Unesp, e pelo professor Vanderlei Franck Thies, IFRS.

O dossiê “Desafios atuais do ensino de Extensão Rural”, publicado na Revista Brasileira de Educação do Campo, conta com seis artigos científicos. A publicação estimula reflexões sobre os perfis profissionais a serem formados nos cursos de Ciências Agrárias e sua conexão com a pluralidade de configurações assumidas pela disciplina de Extensão Rural nos projetos de cursos, programas de ensino e práticas pedagógicas das instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil e também do mundo. A publicação foi organizada pela professora Laila Mayara Drebes, Unifesspa, e pelos professores Alexandre da Silva, IFRS, e Marcos Roberto Pires Gregolin, Colégio Politécnico da UFSM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página